A Secretaria de Estado da Saúde (SES) acolheu nesta sexta-feira, 17, o total de 79 profissionais do Programa Mais Médicos que passam a atuar na Atenção Primária à Saúde. O evento teve como objetivo dar boas-vindas aos novos profissionais e discutir questões inerentes ao programa, à supervisão acadêmica e ao sistema de saúde pública do Estado.
Os profissionais deste 31° ciclo já foram alocados em 30 municípios sergipanos. Durante o evento, foram passadas algumas orientações sobre direitos e deveres dos profissionais médicos pela Comissão Estadual do Programa, coordenada pela SES, em parceria com a Superintendência do Ministério da Saúde em Sergipe, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Sergipe (Cosems/SE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A ação também contou com a participação dos gestores municipais.
O evento tratou de várias temáticas, inclusive sobre a ampliação e aperfeiçoamento do Mais Médicos com o panorama Brasil e Sergipe. Também foi abordado o perfil epidemiológico de Sergipe, bem como características do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe.
A médica Ane Beatriz Cabral entrou no programa neste 31º ciclo. A profissional enfatizou que o encontro é essencial para estreitar o diálogo. “Acho que essa iniciativa de haver um acolhimento é muito importante, principalmente porque alguns profissionais médicos estão chegando agora. Então, o fluxo deve ser bem detalhado. Apesar da nossa formação, durante o nosso curso, nunca vimos na prática as burocracias e todos os fluxos. É uma forma de nos sentirmos mais seguros para impulsionar o sistema de saúde”, disse.
O diretor de Atenção Primária à Saúde, Luan Araújo, ressaltou a importância do evento para todos os presentes. “Esse acolhimento tem uma importância enorme. Estão presentes gestores dos respectivos municípios. Então temos a oportunidade de justamente apresentar essas primeiras ações e tornar esse momento único”, pontuou.
Segundo a referência técnica do Programa Mais Médicos, Elisa Virgínia Leite, o programa tem o intuito de reforçar a assistência da rede. Ela ressalta que, como o Mais Médicos é nacional e recebe vários profissionais de outras regiões do país, torna-se necessário mostrar o panorama da Rede em Sergipe. “Aproveitamos o encontro para discutir um pouco sobre a Política de Saúde do em Sergipe, os aspectos de vigilância em saúde, o perfil epidemiológico dos municípios e a Rede de Atenção, para que eles possam compreender como funciona a rede em Sergipe”, destacou.
O superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe, Tiago Rangel, explica que o encontro ocorreu com a participação de vários entes. “É uma uma ação tripartite, do Ministério da Saúde, por meio do Governo Federal, da SES e Conselho de Secretários Municipais de Saúde”, frisou.
Programa
O Mais Médicos é um programa do Governo Federal que tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) do país. A APS é a porta de entrada preferencial do SUS.
Atualmente, em Sergipe, há 280 médicos de Programas de provimento pelo Ministério da Saúde – Mais Médicos e dos Médicos pelo Brasil. Os 75 municípios do estado aderiram ao programa Mais Médicos, proporcionando o fortalecimento da rede de saúde.
Fonte, Secom – Estado.