A expectativa é injetar cerca de R$ 15,9 bilhões na economia
Os idosos, com 62 anos em diante, poderão realizar os saques referente ao abono do PIS/PASEP, a partir do dia 19. Quem tem direito são aqueles trabalhadores que contribuíram com um dos fundos até 4 de outubro de 1988. Segundo a expectativa do governo, os saques devem injetar aproximadamente R$ 15,9 bilhões na economia brasileira.
Na primeira etapa do calendário de saques, que se inicia na próxima quinta-feira, os idosos com 70 anos ou mais podem fazer os saques nas agências da Caixa Econômica Federal (PIS) ou nas do Banco do Brasil (Pasep). A segunda etapa começa no dia 17 de novembro, em que aposentados na mesma situação também têm acesso aos valores. Por fim, a partir de 14 de dezembro, mulheres a partir de 62 anos e homens a partir dos 65 anos poderão sacar seus abonos.
Segundo a Caixa Econômica Federal, os beneficiários do Programa de Integração Social (PIS), programa destinado aos trabalhadores do setor privado, que são correntistas do banco terão o crédito em conta dois dias antes do previsto pelo calendário.
Já o Banco do Brasil informou que os beneficiários do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) que são correntistas do banco receberá o crédito diretamente na conta. Já os demais podem pedir transferência para outro banco ou sacar o dinheiro em alguma agência.
Para consultar o saldo dos programas, os beneficiários podem fazer a consulta no site dos bancos.