Diêgo Prado, Júlio Júnior, Daía e Eró Pipoca lutam para suceder Marcos Santana

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line (*)

Dando continuidade ao trabalho iniciado pelo Caderno O VOTO, novamente nós apresentamos como se encontra a disputa pelo comando de mais uma prefeitura sergipana, neste caso, a quarta cidade mais antiga do Brasil: São Cristóvão. O município sempre contou com as tradicionais disputas entre os agrupamentos políticos, mas este ano o acirramento ficou ainda mais acentuado. Estes conflitos se relacionam não apenas pela importância histórica da cidade, mas também pela proximidade de Aracaju e potencial para possíveis investimentos.

A disputa pelo comando do município de São Cristóvão, este ano, para suceder o atual prefeito Marcos Santana que está concluindo seu oitavo ano de mandato, terá quatro candidatos, com uma disputa mais intensa entre o candidato da atual gestão, o Júlio Júnior (União) e o vereador Diêgo Prado (PSD), que tem o apoio do governo do Estado. Também estão concorrendo à prefeitura a agricultora Maria Antônia dos Santos, a “Daía” (PSOL) e o empresário Eró Nunes (AGIR).

DIÊGO PRADO

O candidato Diêgo Prado lidera o bloco de oposição e carrega em seu currículo a experiência de três mandatos consecutivos na Câmara Municipal. Ele ainda se orgulha de ter o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD). Na infraestrutura, o candidato promete realizar a cobertura de canais existentes na região do Grande Rosa Elze, requalificar e construir novas praças, criar mais espaços para a prática esportiva no município, focar nas obras de drenagem e pavimentação nas comunidades e construir uma praça da juventude.

“São Cristóvão pode muito mais e os meus conterrâneos merecem muito mais. Para isso, temos propostas para facilitar o acesso aos serviços de saúde, a criação de uma força-tarefa para resolver os problemas de infraestrutura dos bairros e povoados, além de ideias para a geração de emprego e renda para a população, sobretudo os mais jovens. A saúde, a infraestrutura e a geração de emprego serão as prioridades do nosso futuro governo”, afirma o candidato.

Na saúde, Diêgo pretende trabalhar para tornar a Atenção Básica mais resolutiva, melhorar a regulação para acabar com as filas para marcação de consultas e exames, ampliar a oferta de ações e serviços, incluindo a telemedicina, estabelecer compromisso com o Hospital Nosso Senhor dos Passos para ampliação dos serviços ofertados e garantir o funcionamento de um Centro de Parto Normal para atendimento humanizado às gestantes do município.

JÚLIO JÚNIOR

Candidato da situação, Júlio Júnior tem o apoio do atual prefeito Marcos Santana, nunca disputou mandatos eletivos e fez parte de sua gestão como secretário municipal de Infraestrutura. Ele entra na disputa com a proposta de dar continuidade ao método de trabalho atual, mas assegurando que vai fazer ainda mais pelo povo da quarta cidade mais antiga do País. Acusado por seus adversários de “forasteiro” pelo fato de ter nascido na Bahia, Júlio Júnior explica que morou boa parte de sua vida em São Cristóvão.

“Em 2021, recebi a responsabilidade de conduzir obras que estão mudando para melhor a vida da população sancristovense, desde o centro até os bairros e povoados. Como diz o jargão: missão dada é missão cumprida. Alcançamos o maior volume de obras da história de São Cristóvão. E para que esse trabalho continue, quero ser prefeito da nossa cidade, para fazer ainda mais pela nossa gente. Vamos ampliar os acertos da gestão de Marcos Santana e enfrentar os desafios que ainda existem, garantindo que o povo de São Cristóvão siga recuperando sua autoestima e orgulho pela nossa cidade”.

Dentre as propostas de Júlio Júnior estão a realização das obras de macrodrenagem do Eduardo Gomes e da Cidade Baixa; a construção do Centro de Parto Normal; a construção de duas unidades básicas de saúde; a construção de nova pré-escola; ampliar o programa “Creche o Ano Inteiro” para crianças cujas famílias continuam trabalhando no período das férias escolares; a construção da rodovia do Turismo; ampliar a oferta de consultas especializadas e exames diagnósticos; além de expandir as equipes de saúde bucal de 20 para 27, dentre outras coisas.

DAÍA

Candidata pela oposição, Maria Antônia dos Santos, a “Daía”, é filha do povoado Cardoso em São Cristóvão, é agricultora e mães de três filhas, formada em Agroindústria com experiência em extensão rural e gestão da qualidade. Mantém uma linguagem e hábitos simples. Ela militou na Associação Comunitária José Emílio Vieira Figueiredo, além de movimentos sociais, como por exemplo o Movimento dos Atingidos Por Barragens, além de ter passagem pelo Partido dos Trabalhadores.

Ela é crítica do modelo de gestão atual e segue a linha de seu partido na defesa de diversos movimentos e preservação dos direitos para as minorias. Orgulha-se em ter muitas referências políticas próximas, dentro da própria comunidade em que nasceu. Destaca os apoios que vem recebendo dos líderes de seu partido como a deputada estadual Linda Brasil, a vereadora e professora Sônia Meire, o delegado Mário Leoni, além de Niully Campos, candidata a prefeita de Aracaju e seu candidato a vice, Alexis Pedrão.

“Na Educação nós queremos implantar o programa Inclusão e Acessibilidade Educacional onde vamos garantir o ensino de libras dentro do currículo obrigatório do anos iniciais; também vamos contratar profissionais que estejam preparados para acompanhar crianças e adolescentes atípicos; na Agricultura vamos implantar um processo de produção agroecológica, produzindo alimentos mais saudáveis, beneficiando o meio ambiente de uma forma mais sustentável; também temos o projeto de construção do Hospital da Criança e de uma Maternidade”, listou a candidata.

ERÓ NUNES

Também candidato a prefeito de São Cristóvão, Eró Nunes, mais conhecido como “Eró Pipoca”, apesar de não ter uma estrutura de campanha ampla ou um agrupamento político sólido, parece disposto a seguir em frente no desafio de tentar superar candidatos mais fortalecidos.

Eró Pipoca explica que sua proposta é de implantar um modelo de gestão pautado na transparência do uso dos recursos públicos e eficiência na prestação dos serviços. Ele enumera como prioridades para uma futura gestão a Educação, Segurança, Saúde, o Transporte, a Infraestrutura, a Habitação, Saneamento Básico, Cultura e Turismo.

“Ampliaremos e garantiremos a oferta nas creches municipais, pré-escola e escola organizada de uma forma que a gente garanta a efetiva formação dos alunos. Asseguraremos meios que possibilitem a inclusão do aluno na idade correta e a inclusão de crianças autistas na rotina escolar.  A Educação terá uma atenção especial e os esforços serão voltados para garantir a aprendizagem efetiva”, assegurou Eró Pipoca.

(*) Com informações das assessorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Final de votações: Alese aprova mais de 60 projetos, incluindo a LOA 2025

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou mais de 60 [...]

  • Senado aprova teto para salário mínimo e mudanças no BPC

    O Senado aprovou nesta sexta-feira (20) o Projeto de Lei 4.614/24, [...]

  • Vai viajar no Final de Ano ou nas Férias? Saiba por que é importante fazer a revisão no carro

    As festa de final de ano e as férias estão [...]

  • Rede Primavera realiza festa de final de ano e homenageia colaboradores mais antigos

    À noite do dia 13/12 foi marcada de muita alegria [...]

  • Serviço de vacinação nos shoppings não estará disponível nos próximos dias 21 e 28

    A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju não ofertará, [...]