O deputado estadual Paulo Júnior (PV) comemorou a sanção de lei de sua autoria para emissão gratuita de certidões de nascimento, casamento e óbito em braille (sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão). A Lei nº 9411/2023 foi aprovada pelos deputados em 2023 e passa a valer no prazo de 30 dias. 

Com a nova Lei, os cartórios ficam obrigados a disponibilizar, quando solicitado, certidões de óbito, nascimento e de casamento em escrita braille. os estabelecimentos também devem divulgar em local de fácil visualização o informe da Lei. “Nosso projeto de Lei busca a inclusão das pessoas com baixa visão e com deficiência visual por meio de documentos com a linguagem adequada. É uma forma de integração dessas pessoas. Outros estados já possuem legislação, a exemplo de São Paulo, Mato Grosso e Espírito Santo. Vamos levar a Lei pessoalmente à Associação de Deficientes Visuais de Sergipe, é uma conquista importante”, afirmou Paulo. 

Conforme dados da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Sergipe, o estado conta com mais de 120 cartórios espalhados.

Dados

De acordo com dados o Censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,5 milhões de pessoas em todo o País apresentam deficiência visual severa, sendo que 506 mil têm perda total da visão (0,3% da população) e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conheça as ações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer

    O câncer é uma das principais causas de mortalidade no Brasil. Segundo [...]

  • GACC comemora cura do câncer Infantojuvenil de crianças acolhidas com Festa do Arco-Íris

    Em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Infantojuvenil que [...]

  • Novo local: Lagum apresenta nova turnê neste domingo na Vibe Music em Aracaju

    O público sergipano vai poder vivenciar toda a intensidade da [...]

  • Sociedade civil vê retrocesso grave em queda de vetos de PL Ambiental

    Organizações da sociedade civil veem como um “retrocesso grave” a [...]

  • Pagamento da primeira parcela do 13º salário deve injetar mais de R$ 270 milhões na economia de Aracaju

    A economia de Aracaju deve receber um impulso significativo com [...]