A sabatina do economista Roberto de Oliveira Campos Neto, indicado pela Presidência da República para o cargo de presidente do Banco Central será realizada na próxima terça-feira (26), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Campos Neto assumirá o lugar de Ilan Goldfajn, que decidiu não permanecer à frente do BC. No ano passado, Goldfajn disse que a decisão foi tomada por motivos pessoais. Ele permanece presidente do BC até que Campos Neto seja sabatinado e tenha o nome aprovado pelo Senado Federal.

Na última terça-feira (19), foi lido o relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) que indica o nome do economista Roberto Campos Neto para o cargo de presidente do BC. Com pedido automático de vista coletiva no colegiado, a sabatina ficou marcada para a semana seguinte.

Currículo

Nascido em 1969, Roberto Campos Neto graduou-se como bacharel em Economia em 1993 pela Universidade da Califórnia, Los Angeles, instituição onde concluiu o mestrado em Economia em 1995. Campos Neto tem longa trajetória no sistema financeiro, especialmente no banco Santander. Entre 2010 e 2018, foi membro do Conselho Executivo do Santander Investment no Brasil e no mundo. Foi membro do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, em 2018.

O postulante ao cargo de presidente do Banco Central é atualmente assessor do ministro da Economia, Paulo Guedes, e integrou a comitiva brasileira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O indicado é neto do economista, diplomata e escritor Roberto Campos (1917-2001), defensor do liberalismo econômico, que participou do governo Juscelino Kubitschek e foi ministro do Planejamento do governo Castello Branco. Seu avô foi deputado federal e senador, além de membro da Academia Brasileira de Letras e embaixador em Washington e Londres. 

Diretores do BC

Além de Campos Neto, também serão sabatinados Bruno Serra Fernandes e João Manoel Pinho de Mello, indicados para as diretorias de Política Monetária e de Organização do Sistema Financeiro do BC, respectivamente, e Flávia Martins Sant’anna Perlingeiro, indicada para o cargo de diretora da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Fonte: Agência Brasil, com colaboração de Karine Melo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Missionária Gisele destaca acolhimento na reta final e reforça projetos sociais

    Na reta final da campanha para deputada federal, Missionária Gisele [...]

  • Ana Luiza e Thiago de Joaldo reúnem mais de 200 pessoas em bandeiraço no Conjunto Augusto Franco

    Mais de 200 pessoas participaram, na noite da última quarta-feira, [...]

  • Isabel Ferreira defende uma Câmara comprometida com os direitos humanos e a assistência social

    A defesa dos direitos humanos e o fortalecimento das políticas [...]

  • MPT-SE terá plantão especial para o primeiro turno das Eleições 2026

    Procuradores e servidores atuam para combater casos de assédio eleitoral [...]

  • UFS lança editais com mais de 500 vagas ociosas

    A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Sergipe [...]