Rosário do Catete viveu uma noite histórica nesta sexta-feira (24) com a inauguração da Casa da Cultura Poeta João Batista de Moraes Ribeiro, um espaço dedicado à valorização da memória, da arte e da identidade do povo rosarense. A solenidade aconteceu às 19h, na Rua Padre Rocha Vilar, 267, Centro, no sobrado histórico do século XIX, última residência do patrono, agora totalmente restaurada para abrigar atividades culturais e educativas. A edificação, de origem imperial e construída por comerciantes portugueses, foi adquirida pela Prefeitura de Rosário do Catete em 2022. A restauração foi possível graças a uma emenda parlamentar da então senadora Maria do Carmo Alves, executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Chefe João Vieira (Foto: Paulo César Moura)

De acordo com o diretor da Casa, João Vieira dos Santos (Chefe João Vieira), mestre em Cultura Popular pela UFS, o novo espaço cultural nasce com o propósito de ser um ambiente democrático, de formação e convivência. “Este é um sonho que se concretiza para nosso povo. Um local onde nosso passado e nosso presente artístico poderão dialogar e inspirar as futuras gerações”, afirmou.

O prédio abriga biblioteca, loja de artesanato, concha digital para exibições audiovisuais, além de salas para exposições permanentes e temporárias. O pavimento superior é dedicado à vida e à obra do poeta João Batista de Moraes Ribeiro, que foi também músico, compositor, escrivão, alfaiate, vereador e prefeito. Autor do livro Canções de um Solitário (1961), João Ribeiro é lembrado como uma das figuras mais completas da cultura rosarense.

Foto: Paulo César Moura

A noite de inauguração foi marcada por apresentações especiais das bandas de música Nossa Senhora do Rosário e Luiz Ferreira Gomes, que encantaram o público com um repertório repleto de tradição. O encerramento contou com o show da dupla Chiko Queiroga & Antônio Rogério, em uma celebração que uniu história, emoção e arte.

Entre as autoridades presentes, estiveram o Secretário-Chefe da Casa Civil de Sergipe, Jorginho Araújo, o Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Pascoal Maynard, o Superintendente da Secretaria de Estado da Cultura, Diogo Araújo, o prefeito de Rosário do Catete, César Resende, o prefeito de Carmópolis, Edi Leite, além de vereadores, familiares do homenageado e representantes de municípios vizinhos.

A Casa da Cultura Poeta João Batista de Moraes Ribeiro funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada gratuita para o público.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Editorial – “fiasco” da “FLOP30”: investimentos bilionários e ausências de líderes mundiais

    A Conferência do Clima (COP 30), que está ocorrendo em [...]

  • Maurício Maravilha realiza sessão especial em homenagem aos engenheiros na Câmara Municipal de Aracaju

    De autoria do vereador Maurício Maravilha (União Brasil), foi realizada [...]

  • Netinho lança nova música ‘Obrigado, meu Deus’ e emociona público

    Após passar alguns meses focado no tratamento de saúde, o [...]

  • Financiamento climático dobra no Brasil e chega a US$ 67,8 bi

    Um relatório lançado nesta semana pelo centro de estudos Climate [...]

  • Governo do Estado sanciona lei que atualiza benefícios dos profissionais do Samu 192 Sergipe

    O governador Fábio Mitidieri sancionou, nesta sexta-feira, 7, a nova [...]