A Romaria do Senhor dos Passos, um dos maiores eventos religiosos do Nordeste, volta a acontecer com a presença de fiéis após dois anos sem público devido à pandemia de Covid-19. A celebração, realizada há mais de 200 anos em São Cristóvão, prepara os fiéis para a Páscoa e é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe desde 2015.
A programação deste ano inclui missas e caminhadas em homenagem ao Senhor dos Passos, que começam nesta sexta-feira, dia 3 de março, com uma missa às 21h no Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos) e a Caminhada do Senhor dos Passos saindo da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, às 22h, com destino à Igreja Senhor dos Passos.
No sábado, dia 4 de março, haverá missas às 11h e 16h na Igreja Matriz, acolhida aos Romeiros às 16h na mesma igreja e, às 19h, uma missa Campal na Praça do Carmo, seguida por uma Procissão de Penitência. Já no dia 5 de março, serão realizadas missas em diversas igrejas a partir das 6h da manhã, além de uma procissão do Encontro às 16h, saindo da Igreja Matriz e da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor), seguindo pelas ruas da cidade.
A Arquidiocese informou que a procissão chegará à Praça São Francisco, onde ocorrerá o Sermão do Encontro e o Canto de Verônica. Em seguida, seguirá pelas ruas da cidade, encerrando-se na Praça Senhor dos Passos. A celebração dos Ofícios em honra do Senhor dos Passos continuará nos dias 10, 17 e 24 de março na Igreja Senhor dos Passos.