A política não permite equívocos, movimentos desordenados por impulso e a falta de estratégia. Geralmente, esta mesma política lhe oferece boas condições, lhe sinaliza com oportunidades, mas em alguns casos ela costuma ser “cruel” quando seus “atores” não estão em perfeita sintonia com os reais interesses do povo. Como bem diz o “meme” das redes sociais, “política não é território para amadores” e quem não “aprender a jogar”, finda sendo “eliminado” no “próximo paredão”!

Não, este colunista não está falando do BBB ou de qualquer outro reality da tv brasileira, mas do cenário político de Sergipe e das recentes rupturas do vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania) e do deputado federal Rodrigo Valadares (UNIÃO) com as demais lideranças da oposição no Estado. E não adianta dizer que eles estão isolados apenas da prefeita Emília Corrêa, considerando que ela é uma das líderes da oposição no Estado e todos os outros políticos estão bem alinhados com ela.

Ricardo rompeu politicamente com a prefeita e tinha um futuro político promissor, mas praticamente “jogou fora” este legado quando sinalizou que poderia “mudar de lado” e compor politicamente com o governador Fábio Mitidieri (PSD). Dali em diante, passou a ficar isolado dentro do agrupamento e, diante do apelo de Rodrigo Valadares, deixou a vaidade sobressair e sinalizou que pode disputar o governo, agora contra o mesmo Fábio que ele podia apoiar mês passado, e contra Valmir de Francisquinho.

A decisão de disputar o governo do Estado é de ordem pessoal de Ricardo, faz parte do jogo democrático e está dentro do seu direito e liberdade de pensamento, mas como dito no início deste comentário, este seria um movimento desordenado por impulso e falta de estratégia, beneficiando apenas Rodrigo Valadares, que precisa de uma chapa para disputar o Senado Federal. A “desculpa” é assegurar o palanque do pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) em Sergipe, contra a reeleição do presidente Lula (PT).

Mas é aí que fica explícito outro grande erro: o presidenciável e outros setores da Direita estão trabalhando para diminuir a vantagem de Lula no Nordeste, inclusive em Sergipe, e por um “capricho” de Rodrigo, caberá a Ricardo assegurar a vitória de Flávio aqui no Estado. Dá para acreditar nisso? Rodrigo Valadares fez um movimento açodado e descabido quando assumiu a presidência do PL sem articular e agregar com os demais líderes da oposição.

Como consequência, antes mesmo de deixar o União Brasil, viu a legenda “desidratar” no Estado, com a saída das principais lideranças, inclusive da prefeita Emília Corrêa e do prefeito Valmir de Francisquinho, as maiores lideranças da oposição na atualidade. Hoje o PL tem dificuldades para montar chapas proporcionais e os erros de Rodrigo não pararam aí: ele passou a atacar os Amorins, se isolando ainda mais, e se mantém em “silêncio” sobre Fábio Mitidieri, que já declarou a Lula.

Com esses equívocos, Rodrigo sinaliza que está pensando apenas em sua pré-candidatura a senador, “blefando” que Ricardo tem que ser pré-candidato a governador e enfraquece o projeto nacional de Flávio Bolsonaro em Sergipe. Quer aparecer como o “articulador” do palanque presidencial, desagregando e afastando Valmir e Emília. E o PT de Sergipe segue “rindo à toa” com essa divisão. Rodrigo é adulto, tem mandato e tem história, mas parece lhe faltar maturidade e estratégia política…

Carta de Bolsonaro

Em suas redes sociais, o Pastor Silas Malafaia postou um trecho de uma carta transcrita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em que o religioso batizou de “Carta de Bolsonaro aos linguarudos da Direita”. “Fui atacado, inclusive com vídeo debochando do meu nome da minha condição de ser pastor, porque fui contra os ataques a Nikolas e Michelle”.

Silas Malafaia

“O que eu fiz foi me defender desses ataques levianos. A carta de Bolsonaro é uma lapada nesses liguarudos. Ele diz que, numa campanha majoritária, os apoios devem vir pelo diálogo e convencimento; nunca por pressões ou ataques a aliados. Depois dessa, calados”, comentou o Pastor Silas Malafaia. Agora, imagine se ele ouve as falas recentes de Rodrigo Valadares atacando Valmir de Francisquinho e os irmãos Amorim? E o palanque de Flávio Bolsonaro em Sergipe?

Veja essa!

Em entrevista para o radialista Cleo Menezes, durante o Verão Sergipe, o prefeito de Estância retificou seu anúncio de votar pela reeleição do senador Rogério Carvalho (PT) como sua segunda opção para o Senado. O gestor apenas ratificou seu apoio para a pré-candidatura a senador do ex-deputado André Moura (União).

E essa!

Na entrevista, apesar de ter anunciado o apoio a Rogério, o prefeito também elogiou os apoios do senador Alessandro Vieira (MDB) para Estância e disse que vai esperar a orientação do governador Fábio Mitidieri para declarar seu segundo voto ao Senado. Como perguntar não ofende, será que os prefeitos estão sendo questionados sobre o apoio a Rogério e ao PT?

Meireles com André I

Durante o final de semana, o vereador Fábio Meireles (PDT), selou acordo com o pré-candidato ao Senado, André Moura (União Brasil) e com o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Ricardo Vasconcelos, pré-candidato a suplente de senador, autor da intermediação.

Meireles com André II

Fábio Meireles que reside na zona norte de Aracaju há mais de 20 anos, no bairro Soledade, passa a integrar a estratégia da pré-campanha, ampliando o alcance político de André Moura na região. O parlamentar mantinha uma amizade fraternal e respeitosa com André, devido às relações políticas no passado.

Meireles com André III

“Reconheço as contribuições do ex-deputado federal, André Moura para Sergipe, especialmente para a zona norte de Aracaju”, disse Fábio.  “Recordo o envio de recursos de emendas para a zona norte de Aracaju, cerca de R$ 124 milhões para obras de urbanização dos loteamentos Rosa do Sol e Jardim Bahia. Estamos juntos no presente para construir o futuro, porque temos compromisso com a nossa gente”, destaca André Moura.

Alessandro no Roda Viva I

O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) será o entrevistado do programa Roda Viva, na próxima segunda-feira (02), em edição dedicada aos principais temas da segurança pública e da agenda legislativa no Congresso Nacional. Exibido pela TV Cultura, o Roda Viva é reconhecido como um dos mais relevantes espaços de entrevista e análise política do país, promovendo debates aprofundados com protagonistas da vida pública brasileira.

Alessandro no Roda Viva II

A bancada desta edição contará com nomes de destaque do jornalismo e da academia: Mônica Bergamo, colunista da Folha de S.Paulo e da BandNews FM; Marcelo Godoy, colunista e repórter especial do jornal O Estado de S.Paulo; Irapuã Santana, colunista do jornal O Globo; Valmir Salaro, repórter investigativo; Luisa Moraes Abreu Ferreira, professora da FGV Direito SP; Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP e professor de Jornalismo da Faap.

 Alessandro no Roda Viva III

Durante o programa, Alessandro deve abordar os trabalhos da CPI do Crime Organizado, da qual é relator, além de discutir o PL Antifacção, a PEC da Segurança Pública e outras propostas em tramitação no Senado. Haverá, ainda, a participação do cartunista Eduardo Baptistão, que fará os desenhos, em tempo real, durante a entrevista. O Roda Viva, apresentado por Ernesto Paglia, é exibido às segundas-feiras, a partir das 22h, na TV Cultura, com transmissão simultânea no YouTube.

Eduardo Amorim I

O pré-candidato ao Senado em 2026, médico anestesiologista do SUS, Dr. Eduardo Amorim (Republicanos), destacou, em entrevista ao radialista Juliano Lima, no programa Resumo Geral, da Rádio Esperança FM, em Estância, o fortalecimento do grupo de oposição em Sergipe.

Eduardo Amorim II

Eleito o melhor senador do Brasil, ele atesta que a sigla partidária e o respectivo bloco político tem crescido sob a liderança da prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos), do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, com a participação direta de lideranças dos 75 municípios sergipanos, a exemplo do delegado André David e de Elaine Oliveira.

Eduardo Amorim III

Em reunião realizada na última semana, em Brasília, com o presidente nacional do Republicanos – deputado federal Marcos Pereira (SP), o grupo debateu ideias e estratégias para as eleições de 2026. “Nosso grupo está cada vez mais forte e unido para disputar a eleição deste ano e impulsionar o progresso do nosso estado e do nosso povo. Temos nomes excelentes e reconhecidos em nosso estado, amplamente capazes de ouvir e atender aos anseios da população”.

Eduardo Amorim IV

É agrupamento que está mais do que pronto e unido para disputar a eleição de 2026”, destacou Amorim, acrescentando que são pessoas que podem fazer a diferença na administração pública de Sergipe, devido a capacidade profissional e ao compromisso diário com o povo sergipano.

Eduardo Amorim V

“O mandato de senador exige experiência e comprometimento com os interesses do povo sergipano, seja propondo e aprovando leis, seja destinando recursos para o estado. Quando estive no Senado Federal lutei para que a saúde melhorasse em nosso país, sobretudo para os sergipanos, e esse trabalho não pode parar. Sergipe precisa de um Hospital de Clínicas, de um Centro de Diagnóstico por Imagem, de um Hospital do Servidor e de vários outros investimentos. Nosso grupo está forte e vamos lutar para melhorar a vida do povo sergipano”, finalizou.

Olha o Sebrae!

O Sebrae realizou a primeira edição do Café com Negócios, iniciativa que passa a integrar o calendário mensal de ações voltadas aos lojistas, no Centro de Aracaju. O encontro aconteceu como um novo espaço de diálogo e fortalecimento do comércio local, reunindo empreendedores e instituições parceiras.

Troca de informações

Fruto de parceria firmada com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), o evento será realizado toda última sexta-feira do mês. A proposta é oferecer aos empreendedores um momento de troca de informações estratégicas e discussão de temas que impactam diretamente o dia a dia do comércio. Nesta primeira edição o tema foi “Acesso a crédito orientado para os pequenos negócios”.

Aurélio Viana

De acordo com o gerente do Escritório Regional de Aracaju, Aurélio Viana, “a cada edição, serão abordados assuntos de grande relevância, como reforma tributária, legislação trabalhista e mudanças na área de impostos, garantindo que os empresários estejam atualizados sobre normas e obrigações legais”.

Instituições parceiras

Além dos temas ligados à gestão e à legislação, o encontro também abrirá espaço para pautas de interesse coletivo. A iniciativa prevê a participação de instituições parceiras para discutir questões que influenciam o funcionamento do comércio, como trânsito, segurança e organização urbana no Centro da capital.

Primeiro negócio

Para Thaís de Almeida, proprietária de uma loja de óculos na capital, o aprendizado tem um valor ainda maior, pois ela está iniciando o seu primeiro negócio. “Eu estou começando agora, então os temas aqui abordados foram muito úteis, empréstimos, custos. Pretendo estar aqui em todos os encontros que acontecerem mensalmente e repassam esse conhecimento para as pessoas ao meu redor”, explicou.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fanese firma parceria com Hospital Primavera e fortalece formação prática em Enfermagem

    A Fanese firmou, no último dia 20, uma parceria institucional [...]

  • Governo de Sergipe anuncia consórcio vencedor da nova ponte entre Aracaju e Barra dos Coqueiros

    O Governo de Sergipe oficializou, nesta quarta-feira, 4, no Diário [...]

  • Bom Condutor: mais de 1 milhão de motoristas já tiveram a CNH renovada automaticamente

    Sem necessidade de agendamento ou pagamento de taxas, 1.151.811 motoristas [...]

  • Governo do Estado apresenta Plano Brasis 2025-2027 e projeta Sergipe na vitrine do turismo mundial

    O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado [...]

  • Na UFS, ministro da Educação dá posse a reitor André Maurício e anuncia Campus de Propriá

    A Universidade Federal de Sergipe recebeu, nessa terça-feira (3), a [...]