Já há algum tempo todos nós sabíamos que a relação política entre a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (Republicanos), e o vice-prefeito de cidade, Ricardo Marques, já não era mais a mesma e havia uma sinalização de rompimento entre eles. Ambos exerceram mandatos na Câmara Municipal e construíram um forte alinhamento, ao ponto de vencerem as eleições municipais de forma acachapante contra o candidato do ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) em 2024.

Emília e Ricardo tiveram a oportunidade de caminhar juntos e acompanhar as transformações do cenário político do nosso Estado. Desde o princípio da gestão que todos nós tivemos a percepção de um vice-prefeito atuante, sendo que na prática, tinha determinados momentos em que Ricardo parecia “incorporar” a função pública de vereador e fazia suas críticas à gestão, como se não tivesse responsabilidade e deixando Emília sozinha, recebendo as cobranças e respondendo aos questionamentos.

Esse distanciamento culminou nas exonerações de algumas pessoas indicadas por Ricardo Marques na Prefeitura de Aracaju em um movimento de Emília Corrêa, após um “flerte” de seu vice com a oposição liderada pelo governador Fábio Mitidieri (PSD): enquanto o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) não titubeou em negar qualquer aproximação da base governista, no primeiro momento Ricardo sinalizou que estava “seduzido pelo Poder”!

Desde então, os dois optaram por aumentar ainda mais o afastamento, o que se tornou um “prato cheio” para diversos veículos de comunicação intensificarem as críticas contra a prefeita de Aracaju. Sempre que fazia uma inauguração ou se fazia presente em algum ato público, Emília era questionada pela ausência de Ricardo e, justiça seja feita, sempre fora exposto que o vice-prefeito tinha “um novo projeto político” (pré-candidato a deputado federal) e que ele buscaria sua eleição.

Por uma questão de justiça, num primeiro momento, houve uma tentativa de Ricardo de reaproximação, participando novamente dos atos da Prefeitura de Aracaju, mas já sob a desconfiança de Emília, a impressão é que o “cristal havia se quebrado”, e agora o vice-prefeito decidiu se manifestar publicamente, expondo novamente a gestão e dando uma espécie de “grito de independência” em relação à prefeita, mas decepcionando boa parte do seu próprio eleitorado sinalizando uma aproximação do governador.

Ricardo demonstrou publicamente disposição de seguir o mesmo movimento político que fizeram o senador Alessandro Vieira, a delegada Danielle Garcia, a deputada Kitty Lima e o prefeito Samuel Carvalho (Nossa Senhora do Socorro), quando optaram por “mudar de lado” e passaram a integrar o agrupamento governista. Direta ou indiretamente, todos serão “testados” nas eleições de outubro deste ano. Com o vice-prefeito de Aracaju não será diferente!

Para este colunista, “o pulo” de Ricardo Marques representará muito mais do que uma “mudança de lado” ou um “rompimento político” com a prefeita Emília Corrêa, mas certamente o vice-prefeito terá jogado fora todo o seu “capital político” construído nos últimos anos. Se no futebol costumam dizer que “a bola pune”, na política a urna eletrônica também não perdoa determinados movimentos. Ricardo pode “mudar de camisa” e “jogar em outro time”, mas sua “torcida” seguirá na oposição…

 Veja essa!

Após externar seu rompimento político com a prefeita Emília Corrêa, Ricardo Marques sinalizou que está aberto ao diálogo para fazer uma composição com o governador Fábio Mitidieri. Ele também deixou em aberto uma possibilidade de construir uma “terceira via” ao lado do pré-candidato ao Senado, Rodrigo Valadares.

 E essa!

Se optar por caminhar com Mitidieri, Ricardo manterá seu projeto de ser pré-candidato a deputado federal; por sua vez, se a opção for a “terceira via”, especula-se que Ricardo Marques pode até disputar o governo do Estado e viabilizar a pré-candidatura bolsonarista de Rodrigo para o Senado.

 Ricardo no MDB?

O cientista político Carlito Neto cravou nas redes sociais que Ricardo Marques já teria um entendimento com o governador Fábio Mitidieri e estaria se filiando no MDB, do senador Alessandro Vieira. Pela teoria do comunicador, Ricardo será pré-candidato a deputado federal pela legenda…

Bomba!

Chega a informação que, nesta quarta-feira (28), o pré-candidato ao Senado pela oposição, Eduardo Amorim, estará em Simão Dias, visitando o ex-governador Belivaldo Chagas. Muitos dirão que será apenas um encontro de cortesia; mas há quem enxergue uma sinalização política para um entendimento futuro. Será?

Olha o Cemar!

O tempo de espera para exames no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) começou a cair de forma significativa após uma série de mudanças implantadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A atual gestão conseguiu avançar sobre um histórico de longas esperas, especialmente nos serviços de eletrocardiograma e ultrassonografia.

Filas reduzidas

O resultado é atribuído à adoção de medidas como a ampliação da oferta de vagas e a implementação do overbooking planejado, técnica utilizada para compensar o absenteísmo e garantir o uso integral da capacidade técnica da unidade. A ação faz parte do compromisso estabelecido no plano de governo (2025–2028) da prefeita Emília Corrêa.

Tércia Monteiro I

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Especializada da SMS, Tércia Monteiro, o primeiro passo foi reconhecer a dimensão do problema. “Partindo do ponto que a gestão atual pegou historicamente filas e demandas reprimidas muito altas, principalmente em relação a procedimentos, consultas e exames especializados, a gente começou do zero. Primeiro, identificamos quais eram essas filas, do que se tratavam e onde estava a maior demanda reprimida, que é quando existe um tempo maior de espera. No caso dos exames, o eletrocardiograma chegou a registrar um tempo médio de espera de cerca de 189 dias. Hoje, a gente reduziu esse tempo para 23 dias”.

Tércia Monteiro II

Segundo ela, essa mudança impacta diretamente a rotina do usuário. “Na prática, o paciente vai à unidade básica, que é o fluxo de rotina, com encaminhamento. Quando a solicitação é colocada no sistema, ele já sai de lá com uma data prevista ou com a informação de que está aguardando vaga. No caso do eletro, com a redução do tempo médio de espera, o paciente já sai com previsão de data, porque a gente já consegue absorver quem está solicitando. Se, por exemplo, 60 pessoas pedem o exame no mês, com o tempo reduzido, a gente consegue atender essa demanda dentro do próprio mês”, detalhou.

Ultrassonografia mais rápida

No caso específico da ultrassonografia, Tércia explica que o tempo médio de espera também caiu. “A ultrassonografia chegava a atender um período de cerca de 90 dias de espera. Essa quantidade de dias também foi diminuída. A ultrassom mamária masculina, por exemplo, a gente conseguiu zerar. Fizemos higienização de fila, busca ativa nas unidades e, em novembro, um mutirão que concluiu todos os exames que estavam aguardando. Hoje, quem chega à unidade básica para esse tipo de ultrassom já sai com data prevista”, disse.

Regulação mais efetiva

Outro ponto destacado por coordenadora é o fortalecimento da regulação. “Aracaju é um dos poucos municípios no Brasil que trabalha com regulação de forma efetiva. A fila é organizada por priorização. A gente tem profissionais de diversas categorias que fazem esse alinhamento e priorizam de acordo com critérios protocolares”, afirmou.

Capacidade de atendimento

O reforço de profissionais também contribuiu para ampliar a capacidade de atendimento. “Em 2025, tivemos contratações importantes, como pneumologista, ortopedista, dermatologista, infectologista, obstetra e ginecologista. Isso aumentou a quantidade de atendimentos e ajudou a dar mais vazão à fila”, disse. Ela ainda destacou o fortalecimento de fluxos internos, como o da unidade de pequenos procedimentos, que permite ao paciente sair da consulta já com a data de biópsias, punções ou retiradas, garantindo mais rapidez no diagnóstico.

Folia do Garcia I

Aracaju recebe, nos dias 7 e 8 de fevereiro, a 1ª edição do Folia do Garcia, uma festa que nasce com o objetivo de fortalecer o carnaval de rua, valorizar a cultura local e promover inclusão, diversidade e acesso democrático à folia carnavalesca. O evento acontece na Avenida Jorge Amado, no bairro Garcia, e será aberto e destinado a todas as idades.

Folia do Garcia II

A programação reúne dois blocos com propostas distintas e complementares. Um dos destaques é o Bloco Cacique Serigy, bloco carnavalesco inclusivo que estreia na avenida com uma proposta cultural e simbólica forte. Inspirado na figura histórica do Cacique Serigy, líder indígena que deu origem ao nome do estado de Sergipe, o bloco firma seu compromisso com a valorização da memória dos povos originários, da história sergipana e da diversidade cultural.

Folia do Garcia III

Além da proposta cultural, o Bloco Cacique Serigy também assume um importante compromisso social ao lançar a campanha “DIGA NÃO AO FEMINICÍDIO”, que será o abre-alas do bloco. A iniciativa reforça a mensagem de respeito, conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher, utilizando o carnaval como espaço de reflexão, mobilização e defesa da vida.

Blocos

A estreia do Bloco Cacique Serigy acontece no sábado (7), a partir das 17h, com apresentação do cantor sergipano Pedro Lua, levando alegria, identidade e representatividade para o carnaval de Aracaju. Também integra a programação o tradicional Bloquinho do Nito, que abre o evento no sábado, às 16h, com uma programação infantil, garantindo espaço para as crianças e suas famílias, com show de Maruska Kids. No domingo, 8, o bloco retorna à avenida a partir das 16h, com apresentações de Cartel de Bali e Igor Raniere, encerrando o fim de semana com muita música e animação.

Grande expectativa

O Folia do Garcia surge como uma nova opção de lazer e cultura para a cidade, reforçando o papel do carnaval de rua como espaço de encontro, celebração popular e valorização das tradições locais. A expectativa é reunir moradores, visitantes e foliões de todas as idades em um ambiente seguro, acessível e plural.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ampliação do número de mulheres à frente de secretarias de Estado reforça representatividade feminina no Governo de Sergipe

    A transição do secretariado estadual de 2026 marcou um avanço [...]

  • Ricardo Marques “muda de lado” e pode ter jogado fora seu “capital político”!

    Já há algum tempo todos nós sabíamos que a relação [...]

  • SANTA ROSA DE LIMA – “O ‘Sergipe é aqui’ demonstra o cuidado do Governo com os municípios”

    Janílson Alves diz que Caravana aproxima os serviços públicos da [...]

  • Coluna Foco no Interior, por Keizer Santos

    Vereador diz que vai dar duas canetas para Janilson Alves [...]

  • Contribuintes devem emitir 2ª via atualizada do IPTU para pagamento em cota única até fevereiro

    Contribuintes aracajuanos devem emitir a segunda via atualizada da cota [...]