No início da tarde desta terça-feira, 7 de novembro, o vereador Ricardo Marques (Cidadania) esteve com a jovem Gildeane Taislane Santos, de 31 anos, no quartel da Corregedoria de Polícia Militar, que fica no Bairro Santos Dumont, na Zona Norte de Aracaju.

A jovem foi oficializar a denúncia de humilhação e constrangimento que sofreu depois de ser confundida duas vezes pelo Sistema de Identificação Facial, que estava sendo utilizado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) para reforçar a segurança dos foliões do Pré-Caju 2023, no último fim de semana. Ela também descreveu a forma truculenta feita por alguns policiais militares na segunda abordagem.

Taislane Santos relatou a sua indignação e explicou os dois momentos em que foi abordada por equipes policiais.

“Foram duas abordagens, a primeira foi realizada de forma educada. Os policiais que estavam sem farda pediram para eu me afastar da população e verificaram todos os dados que eu estava fornecendo. Foi constatado que não se tratava da pessoa que estavam procurando”, detalhou a vítima.

Porém, por uma segunda vez, a jovem foi novamente confundida pelo sistema e abordada por policiais militares.

“Já na segunda abordagem foi totalmente diferente, os policiais já chegaram com ignorância, colocando minhas mãos para trás e apertando na frente de todo mundo. Eu fui humilhada, pegaram meu celular, jogaram meu copo no chão e me levaram para dentro do carro da polícia. Eu só sabia chorar”,desabafa.

O vereador Ricardo Marques disse estar acompanhando o caso desde o domingo, 5, depois de ser procurado por familiares de Taislaine. A Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e advogados que estão defendendo a vítima também estiveram na corregedoria da PM.

Nessa terça-feira, 7, durante uma entrevista concedida em uma emissora de rádio da capital, o governador de Sergipe, Fábio MItidieri, pediu desculpas publicamente a Taislene e se colocou à disposição para colaborar com a apuração dos fatos ocorridos no último sábado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe ultrapassa marca de um milhão de atendimentos nas unidades do Ceac em 2025

    Com mais de cem serviços à disposição da população sergipana, [...]

  • G20 deve aprovar texto sobre minerais críticos

    O G20 – grupo das maiores economias do mundo – [...]

  • Projeto do Centro de Excelência Nelson Mandela é pauta de estudo de pesquisadora da Universidade de Northwestern

    O projeto ‘Alma Africana’, do Centro de Excelência Nelson Mandela [...]

  • Tamo Junto Aracaju: Prefeitura levará mais de 100 serviços ao bairro Olaria

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de [...]

  • Brasil fortalece parcerias e fecha contratos de venda de aeronaves nos Emirados Árabes

    Durante agenda oficial em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), [...]