Aves, répteis, mamíferos, quelônios e demais espécies encaminhadas para tratamento e reabilitação ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas), localizado no Parque da Cidade, na zona norte da capital, contam agora com ambientes amplos e ainda mais equipados para receber os tratamentos especializados, graças à reforma e readequação da infraestrutura recém concluída.

Resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a revitalização do Cetas faz parte da primeira etapa de reforma do parque, que recebeu investimentos de R$ 4,9 milhões oriundos da compensação ambiental acordada entre o Governo de Sergipe e a empresa Eneva.

Revitalização

De acordo com o médico veterinário e diretor do zoológico do parque, Hildebrando Vieira, a reforma pode ser considerada um marco para Sergipe. “Foi construído um novo acesso com recuperação do pavimento em paralelepípedo e estacionamento exclusivo, implantada rampa com piso tátil direcional e corrimão, além de setor de triagem, recepção, sala de curativos, dos veterinários e setor de necrópsia. Também foram reformados banheiros, cozinha, telhado, grades de fechamento e ainda executados serviços de drenagem, urbanização de todo o ambiente, revisão das instalações elétricas e pintura geral, de modo que o espaço está completamente outro”, afirma.

Médica veterinária e diretora do Cetas, Katiuscia Ribeiro ressalta que, com a revitalização, a unidade de tratamento dará mais comodidade aos animais e facilitará as atividades dos profissionais.”O quarentenário foi ampliado, assim como o recinto para répteis de grande porte, duas áreas para primatas e quatro para répteis de médio porte, seis áreas para aves de pequeno e 14 de médio porte, bem como foram construídos 10 novos recintos para mamíferos de grande porte, o que assegura bem-estar e tranquilidade, tanto para os animais que residem no local quanto para os que recebem cuidados específicos durante o período de internamento e readaptação”, enfatiza.

Ainda segundo Katiúscia, as novas instalações do Cetas já asseguram melhoria no tratamento dos animais. “Além da reforma na parte estrutural, contamos agora com novos equipamentos de trabalho, a exemplo de microscópio, unidades de terapia de aves (UTA), balança de peso, entre outros, que propiciam cuidados mais específicos aos animais. No momento, temos como hóspedes provisórios um jacaré, um mutum, um quati, um filhote de sariguê, um gavião, três papagaios e três filhotes de tamanduá, recebendo cuidados especializados para futuramente serem reinseridos na natureza”, frisa.

Sobre o Cetas

O Centro de Tratamento de Animais Silvestres realiza o tratamento dos animais que chegam através das equipes de resgate da Adema, seja por meio de apreensão, resgate ou entrega voluntária. O quadro de profissionais é composto por duas veterinárias, uma recepcionista, uma estagiária de zootecnia e quatro tratadores.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju convida população para audiência pública sobre delimitação de limites da zona de expansão

    Nesta sexta-feira, 19, a Prefeitura de Aracaju convida os moradores [...]

  • Cortejo afro-cultural Afoxé de Odé acontece em Nossa Senhora do Socorro neste sábado

    Neste sábado, 20 de setembro, Nossa Senhora do Socorro será [...]

  • Fred Gomes participa de Mesa-Redonda do 12º Congresso Todos Juntos contra do Câncer em São Paulo

    A 12ª edição do Congresso Todos Juntos contra o Câncer [...]

  • Alex Melo convida Emília Corrêa para participar da ‘Caminhada do Amor’

    O vereador Alex Melo (PRD) foi recebido no gabinete da [...]

  • Atividades da Fafen devem ser retomadas ainda em 2025 com apoio direto do Governo do Estado

    O governador Fábio Mitidieri se reuniu nesta quinta-feira, 18, com [...]