A Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, já está valendo. Conforme o Ministério da Educação (MEC), é de responsabilidade de cada uma das redes de ensino e escolas, públicas e privadas, definir suas próprias estratégias de implementação até o início do ano letivo. A Pasta informa que o objetivo é mitigar os impactos negativos do uso excessivo de celulares pelos estudantes, como na concentração e na saúde mental desse público.

A nova legislação não proíbe totalmente o uso de celulares, mas restringe o uso dos aparelhos durante aulas, recreios e intervalos. O uso é permitido para fins pedagógicos com autorização do professor e em casos de acessibilidade, saúde e segurança​.

Com vistas a auxiliar na implementação da lei, o MEC lançou dois guias no dia 31 de janeiro. Um documento é destinado às redes de ensino, já o outro às escolas. Porém, as publicações elencam orientações gerais a serem seguidas, como:

  • Comunicação e conscientização: as escolas devem informar professores, alunos e famílias sobre a vigência da lei e as novas regras para uso de celulares​;
  • Material de apoio: o MEC já disponibiliza cursos para professores sobre como orientar os alunos no uso responsável da tecnologia​;
  • Autonomia escolar: cada rede e escola pode definir formas de aplicação da norma, com respeito à legislação e adequando as regras à sua realidade​ educacional;
  • Acompanhamento e fiscalização: o cumprimento da lei deve ser monitorado pelas próprias escolas e redes de ensino. Não há penalizações universais impostas pelo governo federal​.
  • Suporte para as famílias: o MEC oferecerá webinários e orientações específicas para os pais, para que compreendam a importância da restrição e como apoiar seus filhos no processo.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Médico da Rede Primavera participa em Portugal de curso sobre técnica que reduz risco de AVC em pacientes com fibrilação atrial

    O coordenador do setor de Hemodinâmica da Rede Primavera, Dr. [...]

  • Polícia Federal deflagra duas operações contra exploração sexual infantojuvenil

    A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (7/7), as operações Comércio [...]

  • UFS leva práticas integrativas de saúde para Conferência Nacional dos ODS

    A Clínica Escola de Saúde Integrativa da Universidade Federal de [...]

  • Aracaju se destaca no Brasil com liderança na geração de empregos em diversos setores da economia

    Aracaju segue fortalecendo sua economia e conquistando reconhecimento nacional na [...]

  • Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas

    Os interessados em uma bolsa de estudos pelo Programa Universidade [...]