A partir desta terça-feira (15), contribuintes contemplados no lote de restituição residual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física dos exercícios de 2008 a 2018 começam a receber o crédito bancário. São 257.094 contribuintes que receberão um total de R$ 667 milhões.

Desse total, R$ 268,9 milhões são para contribuintes com preferência para o recebimento: 7.677 idosos acima de 80 anos, 45.899 contribuintes entre 60 e 79 anos, 5.487 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 20.742 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet, ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, com entrega de declaração retificadora.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Provas do Saeb: Escolas da Rede Municipal de Aracaju ultrapassam 90% de participação

    A aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação [...]

  • Projeto de lei de Alex Melo institui o Dia Municipal da Igreja Universal do Reino de Deus em Aracaju

    O Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Melo [...]

  • Estado inicia fiscalização para coibir venda ilegal de produtos durante Black Friday e Natal

    Às vésperas do maior período de consumo do ano, que [...]

  • Produções de petróleo e gás natural no pré-sal batem novo recorde em setembro

    Em setembro, as produções de petróleo e gás natural do [...]

  • Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso

    Consumidores que têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, [...]