A rede pública de educação de Sergipe recebeu o selo ouro na edição 2025 do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. O resultado foi divulgado nesta segunda-feira, 9, pelo Ministério da Educação (MEC) e reflete o bom desempenho de Sergipe no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com a união das redes municipais e estadual. Todos os 75 municípios participaram, e 29 deles receberam ouro, 33 receberam prata e 13 receberam medalha de bronze. O selo reconhece as ações dos gestores estaduais e municipais nas ações de alfabetização promovidas em 2025.

Pelo segundo ano consecutivo, a rede pública sergipana conquista selo no CNCA, sendo em 2024 com a prata e em 2025, com o ouro. O estado também é destaque com a adesão de 100% das suas redes (estadual somada às municipais) ao CNCA e ao Selo, com os 75 municípios participantes.

A secretária de Estado da Educação, Gilvânia Guimarães, reforça o compromisso em atender aos esforços da alfabetização em Sergipe. “Este selo mostra que Sergipe está no caminho certo para uma educação de qualidade na rede pública. A rede estadual não caminha sem as redes municipais e precisamos dessa sinergia entre as redes para que consigamos avançar cada vez na alfabetização de nossas crianças. É um compromisso coletivo de todos. Parabéns aos municípios sergipanos”, destaca.

O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SE), João Luiz Dória, ressalta a importância da conquista. “O Selo um reconhecimento público das boas práticas alcançadas. Parabenizamos todos os municípios que atingiram ouro, prata e bronze, fruto do trabalho realizado nas redes municipais. Estamos no caminho certo. O número de municípios com selo ouro aumentou de uma edição para outra, o que demonstra exatamente o trabalho de excelência. Agora é aprofundarmos ainda mais o trabalho para que a consigamos garantir a alfabetização das nossas crianças na idade certa e que na edição de 2026 mais municípios também alcancem o selo ouro”, enfatiza.

Sergipe em destaque

Nas redes estaduais dos estados do Brasil, 18 aderiram ao selo do CNCA. Do total, uma recebeu o selo bronze, seis ficaram com o selo prata e 11 com o selo ouro. Além de Sergipe, os estados contemplados com o emblema ouro na rede foram: Tocantins, Piauí, Ceará, Paraíba, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

No âmbito municipal, foram 4.854 inscrições das redes de todo o país para o Selo, com 546 em bronze, 1.890 em prata e 2.274 em ouro. Todos os 75 municípios sergipanos se inscreveram para o Selo, com 13 contemplados em bronze, 33 com a prata e 29 com o ouro. Essas categorias funcionam com a soma de pontuações, sendo: bronze, entre 60 e 89 pontos; prata, entre 90 e 109 pontos; e ouro, entre 110 e 150 pontos, devendo atingir a meta do Indicador Criança Alfabetizada 2024.

A coordenadora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Ana Cristina, destaca a importância da premiação. “Este é um reconhecimento que ajuda a rede pública de educação a ter mais visibilidade no cenário nacional quanto à execução das políticas públicas de alfabetização”.

Sergipe no CNCA

O selo é uma ação simbólica, instituída no decreto Nº 12.191, que reconhece práticas de estados, municípios e do Distrito Federal na promoção da alfabetização de qualidade nas escolas. Ele é pertencente ao CNCA, que busca alfabetizar todas as crianças do país até o 2° ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), e corrigir os atrasos de aprendizado daquelas que não conseguiram a alfabetização completa, especialmente das que foram afetadas pela Pandemia de Covid-19. O Compromisso está de acordo com a Meta 5 do Plano Nacional de Educação, instituído na Lei 13.005.

O CNCA funciona em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais, com metas a serem cumpridas. Em Sergipe, as ações do Compromisso são executadas no âmbito do Programa Alfabetizar Pra Valer (PAPV), iniciativa do Governo do Estado que busca a alfabetização na idade certa (até os sete anos de idade), com a aplicação de estratégias e de recursos para o ciclo de alfabetização das crianças, sobretudo as que estão no 3° ano do Ensino Fundamental.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Dólar cai para o menor valor em 21 meses, e bolsa bate recorde

    Num dia de euforia no mercado financeiro, o dólar caiu [...]

  • Rede pública de educação de Sergipe conquista ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025

    A rede pública de educação de Sergipe recebeu o selo [...]

  • “Crescimento dos custos com saúde corporativa acende alerta em empresas e órgãos públicos”, afirma especialista

    O crescimento contínuo dos custos com saúde e benefícios corporativos [...]

  • Nova sede da Secretaria da Família e Assistência Social vai ampliar capacidade de atendimento

    Modernidade, eficiência e melhoria no atendimento à população vão marcar [...]

  • Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue

    A partir desta segunda-feira (9), profissionais de saúde da atenção [...]