Os contribuintes já podem se organizar com antecedência para o envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. A Receita Federal antecipou a liberação do programa gerador da declaração deste ano (ano-base 2022) em uma semana. Ao invés do dia 15 de março, como estava previsto, o programa já pode ser baixado a partir desta quinta-feira, 9.
A medida tem como objetivo evitar congestionamentos no site da Receita Federal no primeiro dia de entrega da declaração, que tradicionalmente ocorre quando todos baixam o programa ao mesmo tempo. Além disso, a antecipação permite que os contribuintes tenham mais tempo para reunir a documentação necessária e deixar a declaração salva antes de transmiti-la à Receita.
O prazo de entrega da declaração continua o mesmo, de 15 de março a 31 de maio. A novidade é que agora os contribuintes podem adiantar-se na organização de suas contas e enviar a declaração pré-preenchida a partir da data original, 15 de março.
Entre as novidades anunciadas para o Imposto de Renda Pessoa Física 2023, está a prioridade no recebimento da restituição para quem optar por receber via Pix, desde que a chave seja o CPF do cidadão, e para quem usar o modelo pré-preenchido. Além disso, agora a declaração de ações na bolsa de valores é obrigatória somente para os investidores que tenham vendido ações cuja soma superou R$ 40 mil ou obtiveram lucro com a venda de ações em 2022, sujeito à cobrança do IR.
*Com informações da Agência Brasil