A Receita Federal informa que durante o mês de janeiro de 2025, até o seu último dia útil, como determina o art. 16, § 2º, da Lei Complementar 123/2006, o Portal do Simples Nacional estará disponível para que contribuintes que desejam ingressar ou reingressar no regime possam fazer o seu pedido de opção.

Janeiro será um mês de oportunidade, também, para aqueles que foram excluídos do Simples Nacional em 2024 e desejam retornar ao regime, dentre eles os que não regularizaram seus débitos vinculados aos Termos de Exclusão enviados pela RFB entre os dias 30/09/2024 e 04/10/2024.

Dos 1.876.334 contribuintes que receberam o citado Termo e que regularizaram seus débitos, no prazo previsto na legislação, continuarão no regime do Simples de forma automática.

Os 1,5 milhão de contribuintes que não regularizaram sua situação, serão excluídos a partir de 1º de janeiro de 2025. Para que esses CNPJ possam reingressar no regime, são oferecidas diversas opções para sua regularização, incluindo parcelamento e transação. O contribuinte poderá acessar a ” Consulta Optantes “, a partir de 29/12/2024, para saber se será excluído ou não do Simples Nacional.

Entretanto, imprescindível observar que o CNPJ, para ingressar ou reingressar no Simples, deve estar em regularidade com as administrações tributárias da União, Estados, DF e Municípios.

Atualmente, o número expressivo de 23,4 milhões de contribuintes são abrangidos pelo Simples Nacional, sendo 16 milhões microempreendedores individuais (MEI).

A Receita Federal projeta até o dia 31 de janeiro um número de pedidos formulados compatível com os anos anteriores, em torno de 1,2 milhão de contribuintes.

 

fONTE: Agência Gov | Via Receita Federal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • OMS prevê aumento de 66% nos casos de câncer até 2050; envelhecimento e obesidade

    Os casos de câncer devem crescer 66,7% em todo o [...]

  • Cursos de Inverno da Estácio abrem inscrições com programação prática e vagas para comunidade

    Quem deseja aproveitar o recesso acadêmico para aprender uma nova [...]

  • MDB homologa candidatura de Irmã Mabel à Câmara Federal durante convenção em Sergipe

    O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Sergipe homologou, neste sábado [...]

  • Começa hoje financiamento de moto e bicicleta pelo Move Brasil

    As agências bancárias e instituições financeiras credenciadas começam a ofertar [...]

  • Campanha orienta sobre riscos das apostas online e atendimento em saúde mental no SUS

    Em meio ao início do Brasileirão e à realização de [...]