Então, entre e fique à vontade!

Vamos direto ao ponto: “Argo, na mitologia grega, foi a embarcação construída com a ajuda da deusa Atena para que Jasão e os argonautas viajassem em suas aventuras” – valeu Wikipedia! Assim sendo, há mesmo uma sensação de que a Fiat entende seu novo modelo como algo a ser visto como um plus na sua gama para os seus clientes.
E é isso mesmo o que pôde ser constatado durante o lançamento oficial do modelo na última quarta, 21, na Samam Riomar, em Aracaju. O Argo foi mostrado e decantado nas falas dos anfitriões. Um deles, o diretor do grupo, Henrique Menezes, ressaltou algo realmente surpreendente. “A Fiat está em busca de um novo posicionamento no mercado. Após o grupo comprar a americana Chrysler, o nosso foco não é mais liderança pela liderança. É liderança pela qualidade”.
E o gerente de vendas da Samam, Márcio Mendonça, ao expor todos os detalhes do Argo durante o lançamento, mostrou algo que pode surpreender a quem pensa que carro é tudo igual, só muda a marca. “O Argo vem com várias opções de configuração final. Do 1.0 ao 1.8. Mas as principais características estarão presentes em todas as versões. Por isso que nossa equipe foi preparada para descobrir o Argo indicado para cada tipo de cliente”, explica Márcio.

BÁSICO/TOP: SEMPRE PREMIUM

Foto Vieira Neto

O mote utilizado pela montadora desde antes do lançamento é que o Argo seria um hatch premium, um conceito que se comprova na prática, uma vez que o modelo mais básico, o 1.0, já vem muito bem acompanhado de tecnologia embarcada. E quando se chega no 1.8, então – aliás, as fotos dessa reportagem, claro, foram feitas em um modelo desses, num azul lindo de viver -, nem é necessário falar mais nada.
Então vamos a elas – as versões possíveis e combináveis: motor 1.0 FireFly de 72 cv e torque de 10,4 kgfm com gasolina e 77 cv e 10,9 kgfm com álcool, sempre acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Motor 1.3 Firefly de 101 cv e 13,7 kgfm com gasolina e 109 cv e 14,2 kgfm com álcool. Neste caso os câmbios serão o manual de cinco velocidades e automatizado Dualogic de cinco marchas, dependendo da versão. Motor 1.8 E.torQ EVO de 135 cv com gasolina a 5.750 rpm e 18,8 kgfm de torque a 3.750rpm. Com álcool, ele rende 139 cv a 5.750 rpm e torque máximo de 19,3 kgfm a 3.750 rpm. A opção do câmbio pode ser o manual de cinco velocidades e o automático de seis marchas.
“O Argo é tão interessante que, nessa versão 1.8, o motor vem da Jeep, que agora é marca da Fiat. Ou seja: o que a Fiat sempre teve de ligação com carros populares, ao alcance de todos, continuará tendo em outros modelos e mesmo no Argo, nas versões mais básicas. Mas o cliente que sonha em ter um carro muitos níveis acima, terá essa possibilidade também no Argo“, explica Henrique Menezes.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Bem, as primeiríssimas impressões sobre o Argo, quem terá, de fato, é Dermeval Chagas de Souza, o primeiro cliente da Samam a comprar o Argo, e que recebeu as chaves das mãos de Henrique e o do primeiro vendedor da casa e efetivar a venda do veículo em lançamento, Anselmo Junior, o Xereba.
Mas foi, sim, possível ter algumas impressões do modelo. Espaço interno muito convincente, sem exageros desnecessários e sem apertos incômodos; painel realmente incrível – e isso levando em consideração todas as versões, viu? -, com uma faixa transversal que dá muita vida ao conjunto; porta-malas bem espaçoso, porém condizente com um modelo hatch; um detalhe interessante, e que quase sempre passa despercebido: portas traseiras que abrem em ângulo de quase 90°, o que facilita embarque e desembarque; posição de dirigir bem ergonômica e com ampla visão; e, claro, um design moderno, apesar de limpo.
Dessa forma, o fato é que o que ficou dessa noite especial de lançamento foi que o Argo dá vontade, realmente, de dirigi-lo. Justamente para se ver se a Fiat acertou no modelo em todos os aspectos mesmo, uma vez que, no olho e nas sensações, trata-se de um tremendo carro.

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