
Um dos principais assuntos nas rodas políticas de Sergipe continua sendo o anúncio antecipado feito pelo governador Fábio Mitidieri (PSD) de sua chapa majoritária que irá para a disputa eleitoral em 2026, com o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) como pré-candidato a vice-governador, o ex-deputado André Moura (UNIÃO) e o senador Alessandro Vieira (MDB) como pré-candidatos ao Senado Federal. Há quem aprove o “movimento político” e há quem critique por precipitação.
Alguns analistas avaliam que o governador está tão confiante na reeleição que optou por lançar sua chapa majoritária 10 meses antes do pleito para poder direcionar seu foco no projeto político e no último ano da gestão, sem perder o foco com possíveis tensões que são naturais em períodos de pré-campanha. Talvez, também, prevaleça certa “soberba” em nem querer ouvir os líderes do agrupamento e decidir a chapa, desprezando qualquer nome que venha da oposição.
Mas os levantamentos de consumo interno, da situação e da oposição, sinalizam que mesmo com toda essa “pompa”, o governo de Fábio não passa da média dos 40%, aliás, parece estagnado por aí já há algum tempo. Além de “bater seu próprio teto”, passa a impressão de que parte da população ainda está indecisa e aguarda ansiosamente o nome (ou os nomes) que será (serão) lançado (s) pelos adversários. Em síntese, temos uma eleição em aberto e já inicia por quem está no Poder!
Geralmente quem faz este tipo de antecipação é a oposição, mas o governo de Fábio Mitidieri aposta no excesso de confiança para estabelecer uma “onda de otimismo”, quase que “irreversível” nos meses que teremos pela frente. Só que o grande risco em tudo isso é ter uma chapa já anunciada com bastante antecedência e, se o governo não corresponder junto à população, sobretudo a mais pobre, as críticas ganham proporção e o degaste popular estará consolidado.
Está mais do que claro que o “Quarteto fantástico” governista tem densidade política! Na avaliação deste colunista, o grande desafio é fazer desta chapa um projeto popular; uma pauta atual que é altamente “tóxica” para este projeto do governo do Estado é, por exemplo, o desabastecimento que vem incomodando inúmeras famílias sergipanas que estão sem água nas torneiras após a privatização de parte dos serviços da Deso por Mitidieri para a Iguá Saneamento.
Para este colunista o governador errou na antecipação porque ainda nem estamos no “verão” ainda e com tanta “falta d’água”, a tendência é que daqui até o final de fevereiro talvez seja a “prova de fogo” para toda a chapa. Um erro agora, um movimento político precipitado, pode colocar em risco todo o projeto. Mesmo com o clima de “suspense” que vem da oposição. A chapa de Mitidieri tem força política. Agora vai precisar provar que tem voto…
Olha o PT!
O vereador Camilo Daniel (PT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para defender que o Partido dos Trabalhadores tenha candidatura própria nas eleições estaduais de 2026. Segundo o parlamentar, um dos motivos para isso é que o atual governo de Fábio Mitidieri foi marcado por privatizações que pioraram os serviços oferecidos à população, principalmente com as privatizações da Deso e das Organizações Sociais de Saúde (OSS).
Camilo Daniel
“O Partido dos Trabalhadores tem que lançar uma candidatura que consiga falar para os milhares de sergipanos e sergipanas sobre as demandas do Estado, como a agricultura, universalização de serviços básicos, escola de ensino integral e soluções para o transporte público da região metropolitana de Aracaju”.
Crítica a Mitidieri
Além da disputa para o governo, Camilo afirmou que é muito importante a eleição dos representantes do partido em nível nacional. “Precisamos de um palanque muito forte que consiga falar com os movimentos sociais, com a nossa classe trabalhadora, com as juventudes do Estado de Sergipe e que consiga implementar um governo de todos e de todas. A chapa apresentada por Fábio é a cara do governo dele, sem representatividade”, concluiu.
Veja essa!
O deputado federal Gustinho Ribeiro, após perder o comando do Republicanos em Sergipe, já confirmou que vai buscar a reeleição em 2026 e agora acaba de se filiar no Progressistas que tem uma Federação sendo estabelecida com o União Brasil. O senador Laércio Oliveira (PP) estava presente, aprovando a filiação.
E essa!
Assim como qualquer outro dirigente partidário, Gustinho teria dificuldade para montar seu projeto político, sua chapa para deputado federal e para deputado estadual. Agora nos Progressistas e com a federação com o União Brasil, a expectativa de vitória para o já deputado federal agora aumenta consideravelmente. Ao lado de Yandra Moura, as chances da Federação eleger dois federais são grandes…
Se fortalece
Além de Gustinho e Levi Oliveira, a Federação Progressistas/União terá Yandra Moura (UNIÃO), Capitão Samuel, Gedalva Umbaubá, Gracinha Garcez e, possivelmente, Fiote, o “pai do cantor Natanzinho Lima”. Todos como pré-candidatos a deputado federal.
Bomba!
Falando em Gustinho, não o chamem para a mesma mesa com o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana (PT). Segundo se comenta nos bastidores da política, o gestor já tinha compromisso assumido com a reeleição do deputado federal. Mas bastou a comprovação que as emendas parlamentares já estavam na conta da prefeitura para Cristiano mudar de opinião e dizer que agora apoia o também deputado Fábio Reis (PSD),
Sergipe sem água
Como sofre o sertanejo em Sergipe. Mais um rompimento na Adutora do Sertão, que deixou os municípios de Porto da Folha, Poço Redondo e Monte Alegre sem água nas torneiras. O que era ruim com a DESO, conseguiu ficar muito pior com a Iguá Saneamento…
Segura o Pato!
O prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, movimentou a política do Agreste nessa terça-feira (9) ao gravar vídeos pela cidade, anunciando obras e recapeamentos, ao lado de Agnaldo de Verso, que nos últimos anos vinha compondo com a oposição após um rompimento com Valmir. Agora quase todos os agrupamentos políticos de Itabaiana caminham com o pré-candidato a governador.
Exclusiva!
Este colunista teve um contato rápido com o vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, que à priori vai continuar no Cidadania, a menos que a legenda não consiga montar uma chapa proporcional para deputado federal. Ele aproveitou para negar os rumores de que teria cogitado sair do partido. Ricardo fica na oposição…
Clima quente em Geru!
Este colunista recebeu um vídeo de uma sessão na Câmara Municipal de Tomar do Geru onde o clima “esquentou” entre dois vereadores, um deles o presidente da Casa, e o que se viu foi um festival de xingamentos e troca de acusações. A informação é que a discussão virou caso de polícia, inclusive com os registros de boletins de ocorrências. Que feio!
Nova sede da CMA I
Durante a sessão da CMA, o vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), presidente da Casa Legislativa, explicou que essa alteração de uma proposta da PMA também irá beneficiar a construção da nova sede da Câmara Municipal de Aracaju. Isso porque a Associação Atlética possui um débito com a Prefeitura de Aracaju e, por meio do PODE, irá renegociar o valor, repassando o terreno para o patrimônio do município. Após esse trâmite, a PMA irá ceder parte do espaço para a CMA.
Nova sede da CMA II
“Todos sabem que tínhamos um terreno na Coroa do Meio, mas houve muitas discussões, pois era distante do Centro. O Governo de Sergipe propôs um espaço no Capucho, mas lá também não apresentava boa logística. A ideia agora é que a gente faça uma PPP para essa construção. Assim que a prefeita Emília Corrêa sancionar esta lei que aprovamos, já estamos aptos a adquirir o terreno e abrir um processo de licitação”, disse o presidente.
Ricardo Vasconcelos
Ricardo explicou ainda que o projeto para o novo prédio da Câmara de Vereadores deve ser pensado para as gerações futuras, contendo gabinetes para os parlamentares, auditório, estrutura para os servidores, sala das comissões e outras melhorias necessárias para o bom funcionamento do Parlamento aracajuano. “Penso que será uma estrutura pensada para os próximos 50 ou 100 anos. Vamos analisar, por exemplo, a tendência de crescimento da população de Aracaju, pois a Câmara precisa acompanhar isso em questão de quantidade de vereadores também”, ressaltou.
Hospital do Câncer
Pelo visto tem alguns políticos querendo passar para a população que o Hospital do Câncer foi de iniciativa deles e tentam apagar a história de Dr. Eduardo Amorim, enfermeiros e médicos que iniciaram uma campanha com abaixo-assinado em 2010. Nesses 15 anos de atraso, Sergipe teve quatro governadores, sendo que três construíram apenas 8,9%.
Hospital do Câncer II
Durante os oito anos de mandato, o senador Eduardo Amorim destinou mais de 200 milhões de reais, mas por ausência de experiência, interesse ou amarras políticas, o Governo de Sergipe permitiu que as emendas carimbadas voltassem para os cofres públicos da União. A verdade é que, médico do SUS e entendedor dos problemas deste serviço público, a bandeira do Hospital do Câncer foi hasteada inicialmente por Eduardo.
Hospital do Câncer III
Ainda falando sobre essa inauguração, Eduardo Amorim e Emília Corrêa foram convidados pelo cerimonial do Governo de Sergipe para participar da solenidade. Em algumas publicações feitas pelo governo e nas redes sociais de Fábio Mitidieri, muitos seguidores comemoraram a inauguração, mas também lembraram o trabalho desenvolvido por Eduardo enquanto profissional da saúde e Senador.
Hospital do Câncer IV
“No meu gabinete em Brasília tinha uma placa, com um texto reforçando que ‘um sonho sonhado só é apenas um sonho, mas quando a gente sonha em conjunto ele se torna realidade’. Foram 15 anos de muita dedicação e cobranças, muitas vidas perdidas e muito sofrimento; durante mais de dez anos apenas 8,9% da obra foi concluída. Hoje a sensação é de dever cumprido, mas os sergipanos precisam de mais, muito mais”, disse Eduardo.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
[email protected] e [email protected]
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


