Segundo o partido, a retomada do procedimento, que estava suspenso desde março de 2020, coloca em risco a saúde dos idosos.

De acordo com o partido, a medida também é incompatível com a proteção constitucional conferida pela Constituição Federal (artigo 230, caput) aos idosos, que representam boa parte dos segurados do INSS e integram o grupo de risco da Covid-19.

Bloqueio de pagamentos

A “prova de vida” ou “comprovação de vida” é um procedimento exigido pelo INSS desde 2012, visando evitar fraudes e pagamentos indevidos, mediante o comparecimento do segurado a uma agência bancária. A exigência foi suspensa em março de 2020, em razão da pandemia. Mas, em fevereiro deste ano, o INSS editou portaria prevendo a retomada dos bloqueios de pagamento a partir de maio por falta da prova de vida.

Risco à saúde

O PSB afirma que a retomada da exigência da prova de vida não condiz com o “atual e grave quadro sanitário enfrentado pelo país” e alega que o comparecimento presencial do segurado às agências bancárias representa severo risco à saúde das mais de 12 milhões de pessoas que ainda não realizaram o procedimento. Segundo o partido, a exigência também viola os princípios da eficiência da administração pública e da razoabilidade, pois o Estado já dispõe de meios suficientes e menos onerosos ao segurado para obter as informações diárias sobre óbitos e efetuar o cancelamento de benefícios inativos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

    Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas [...]

  • Profissionais da Educação de Aracaju participam de evento que promove a cultura de paz nas escolas

    Profissionais da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) estão [...]

  • Sergipe possui condições reais de estar entre os destinos mais procurados do Brasil

    Sergipe tem os requisitos perfeitos para o turista que prioriza [...]

  • ‘100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026’, afirma Frederico Siqueira

    Até o final do ano que vem, 100% das escolas [...]

  • Prefeita Emília Corrêa acende as luzes do Natal das Famílias na Praça Fausto Cardoso

    Como parte da programação do projeto ‘A Luz do Natal’, [...]