A Prefeitura de Propriá, localizada na Região do Baixo São Francisco, vem se destacando no combate à pandemia da Covid-19. O município é o quinto que mais aplicou a primeira dose a vacina contra a doença, com 36% da população alcançada, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde. A atual gestão vem enfrentando o vírus com ações bem planejadas e dá um grande exemplo para os demais municípios sergipanos, não só no quesito da vacinação, mas também na prevenção e testagem em massa.

O município é administrado pelo médico Valberto de Oliveira Lima, talvez isso explique a eficiência da gestão no combate à Covid-19, já que o prefeito é da área da saúde e tem bastante experiência. E foi com essa expertise que logo nos primeiros meses da gestão ele inaugurou o Centro de Vacinação contra a Covid-19, o primeiro do interior do Estado. Localizado na Praça Pedro Abreu de Lima, o centro virou um ponto fixo para que a população de Propriá pudesse realizar sua vacinação e tirar dúvidas sobre a doença.

Em fevereiro deste ano, foi elaborado o protocolo sanitário de retomada das aulas nas escolas do município. O Programa Saúde na Escola (PSE) realizou visitas técnicas, numa parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, para averiguar a estrutura física das escolas da rede municipal e estadual para a compra dos materiais de combate à Covid-19. Em seguida, foram realizadas a distribuição de álcool gel para a prevenção da doença.

Secretária Municipal de Saúde, Mara Rúbia

Segundo a secretária municipal de Saúde, Mara Rúbia, a prioridade da atual gestão é a proteção das pessoas. “Nós temos adotado várias estratégias de enfrentamento à Covid-19, desde a elaboração do Plano Municipal de Vacinação, criação do Centro de Vacinação, formação de equipes itinerantes, que vacinam as pessoas nos povoados e domicílios, a reestruturação do Centro de Enfrentamento à Covid-19, a elaboração do inquérito sorológico em parceria com a UFS, para que as equipes trabalhem à luz da ciência, entre outras ações”, disse.

Com o foco na prevenção, a Prefeitura de Propriá iniciou um trabalho de lavagem do mercado municipal e, em seguida, realizou a sanitização com as equipes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. Criou o serviço de Disk Denúncia e realizou, em parceria com a SMTT e a Guarda Municipal, ações de conscientização para a importância do uso das máscaras, álcool em gel e o distanciamento social para evitar aglomerações e a disseminação do vírus. Também foram organizadas as filas nas agências bancárias e lotéricas.

Dedicação

Para o prefeito Valberto Lima, as ações estão sendo realizadas através de um empenho muito grande de todos, em busca de alternativas que promovam a saúde dos propriaenses. “Estamos trabalhando incansavelmente com medidas efetivas. Além do avanço na imunização, estamos com ações preventivas de conscientização nos principais pontos da cidade, com ações educativas na feira livre sobre o uso correto de máscara, álcool em gel e o distanciamento social”, disse.

Dr Valberto Lima

De acordo com ele, outra estratégia de combate ao coronavírus em Propriá é a sanitização dos ambientes. “Temos feito isso regularmente em prédios públicos e espaços abertos, reforçando nosso compromisso com a população no enfrentamento à disseminação do vírus. Também estamos usando como medida de combate à Covid-19 a realização de atendimento médico para pacientes com suspeita e que testaram positivo, além de testes diários realizados no Centro de atendimento ao (Covid-19)”, afirmou Dr Valberto.

Vacinação

A Prefeitura de Propriá vem realizando, com muita eficiência, a vacinação das pessoas. O município é o quinto do Estado que mais aplicou a primeira dose com 36% da população alcançada. Quando chegam, através da Secretaria de Estado da Saúde, os imunizantes são disponibilizados para o Centro de Vacinação e unidades localizadas nos povoados.  Seguindo o Plano Nacional e Estadual de Vacinação, a Prefeitura realizou a imunização das pessoas com comorbidade de 18 a 59 anos e incluiu no Plano de Vacinação os trabalhadores da educação.

Drive Trhu funciona das 8h às 16h

Depois vieram os trabalhadores da limpeza da cidade e pessoas com síndrome de down e autistas. Com o avanço da imunização, o município já está vacinando pessoas com idade acima de 40 anos. “Esta semana estaremos descendo a faixa etária para maiores de 38 anos, gestantes e puérperas a partir dos 18 anos e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conselheiros tutelares”, afirmou Mara Rúbia.

Testagem

Em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), e apoio do Governo do Estado, foi realizada, através da Força-tarefa Covid-19, coletas de swab nasofaringeo para análise via RT-PCR para detecção do RNA viral no trato respiratório, e punções capilares sanguíneas para execução de teste de imunoensaio cromatográfico de fluxo lateral para detecção de anticorpos IgM e IgG. Visto que a população estimada pelo IBGE (2020) do município de Propriá é de aproximadamente 29.692 pessoas, o objetivo final do projeto foi a testagem amostral de 380 pessoas. Os resultados do trabalho orientaram as equipes do município sobre ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe bate recordes no turismo e arrecadação ultrapassa R$ 350 milhões no primeiro semestre de 2025

    O primeiro semestre de 2025 foi bastante positivo para o [...]

  • Lula anuncia apoio ao acordo de neutralidade do Canal do Panamá

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (28), [...]

  • Estado de Sergipe possui a quarta melhor gestão fiscal do país

    Um levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e [...]

  • Governo de Sergipe lança licitação para pavimentação e drenagem do bairro Guajará em Nossa Senhora do Socorro

    O Governo do Estado publicou, nesta sexta-feira, 29, o edital [...]

  • “A vida do trabalhador está sempre em primeiro lugar”, afirma procurador Ricardo Carneiro

    Em entrevista, procurador esclareceu dúvidas sobre direitos trabalhistas  Pagamentos de [...]