A cidade de Propriá, localizada às margens do Rio São Francisco, em Sergipe, tornou-se um ponto de peregrinação e turismo religioso ao inaugurar, em dezembro de 2024, o segundo maior monumento do padre Cícero Romão Batista no Brasil. Importante patrimônio cultural e religioso, o monumento com 15 metros de altura foi idealizado como forma de homenagear a fé do povo nordestino e consolidar a cidade sergipana, Propriá, como destino turístico-religioso. Ele fica atrás apenas da estátua em Juazeiro do Norte, no Ceará, que mede 27 metros de altura.

Situada em uma área com vista privilegiada para o Velho Chico, a estátua faz parte do Complexo Filantrópico e Turístico do Instituto São Peregrino, também conhecido como o ‘Mirante do Padre Cícero’. Ela inclui casa dos milagres e espaços de fé e devoção do Padre Cícero, praça de alimentação, loja de artigos religiosos, museu e acesso aos serviços sociais e filantrópicos do instituto.

O local de fé e devoção fica no Povoado Boa Esperança, e atrai a Propriá turistas e romeiros devotos do “Padim Ciço”, figura icônica do sertão nordestino. Tornou-se importante ponto de encontro entre o sagrado e o cultural, fortalecendo a economia local e valorizando a tradição popular, além de oferecer aos visitantes uma vista panorâmica da cidade.

Feita de fibra de vidro pelo escultor cearense Antônio Renato de Lima, a estátua foi construída com o objetivo de potencializar a economia da região do Baixo São Francisco. A obra idealizada pela senhora Maria Lídia Soares e pelo missionário Carlos David de Souza Felix, foi edificada e mantida graças à contribuição dos benfeitores das obras sociais do Instituto São Peregrino. O local está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17h.

Mais de 90 anos sem ‘Padim Ciço’

O dia 20 de julho é a data que marca o aniversário de morte do Padre Cícero, que, este ano, completa 91 anos. O Complexo Filantrópico e Turístico do Instituto São Peregrino está de braços abertos para receber turistas e visitantes para homenageá-lo.

A homenagem a Padre Cícero em Propriá vai além da religiosidade: simboliza a união entre os estados do Nordeste, e a preservação da memória de um líder espiritual que marcou a história do Brasil.

Curiosidade

Propriá possui outro monumento em homenagem a um importante personagem da cultura brasileira: Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O cantor e compositor nordestino passou pela cidade durante as andanças dele pelo Nordeste. A vivência com o povo ribeirinho, os costumes religiosos e as paisagens às margens do Velho Chico e a cultura de Propriá serviram de inspiração para várias composições que exaltam a fé, o sertão e as figuras emblemáticas como o próprio Padre Cícero.

O busto do artista está localizado na Praça Luiz Gonzaga, um espaço público que foi inaugurado em 24 de maio de 1955 com a presença do Rei do Baião, sendo um local simbólico e querido do município. A ligação entre a cidade e o legado de Luiz Gonzaga reforça ainda mais o caráter cultural e identitário de Propriá, tornando o município um verdadeiro reduto de tradição, música e fé nordestina.

 

 

Fonte: SECOM – SE

Foto: ISP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Consumo de IA no Paraguai faz Itaipu estudar construção de 2 turbinas

    A projeção de que o Paraguai consumirá cada vez mais [...]

  • Governo de Sergipe oferta 615 vagas de emprego nesta segunda-feira, 21

    Os sergipanos e sergipanas começam a semana com inúmeras oportunidades [...]

  • Vozes femininas conquistam o público na Temporada de Forró do Gonzagão

    O Complexo Cultural Gonzagão recebeu neste domingo, 20, mais uma [...]

  • Produtores rurais iniciam plantio do arroz com apoio do programa Sementes do Futuro

    Na beira dos canais que cortam o perímetro irrigado de [...]

  • Propriá abriga o segundo maior monumento de Padre Cícero do Brasil

    A cidade de Propriá, localizada às margens do Rio São [...]