Um projeto de lei que já tramita na Câmara dos Deputados em caráter conclusivo, quer estender para todos os tipos de aposentadoria o direito ao adicional de 25% sobre o valor do benefício, se o segurado comprovar que precisa de ajuda permanente de outra pessoa.

O adicional será concedido mesmo se o total da aposentadoria ultrapasse o limite do teto previdenciário, de R$ 5.839,45. Hoje, a Lei de Benefícios Previdenciários permite esse adicional seja dado apenas para aposentados por invalidez que necessitem de ajuda permanente.

Para o autor do projeto, o deputado federal Vicentinho (PT/SP), nenhum aposentado deve ficar sem amparo se está em situação de necessidade. “Esse tratamento isonômico a todo e qualquer segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) é um dos princípios fundamentais da Constituição”, argumenta.

A proposta tem o mesmo teor de uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de 22 de agosto de 2018.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Cecília Marques é eleita presidente do Cidadania Aracaju em congresso que marca nova fase do partido

    O Cidadania Aracaju realizou, neste fim de semana, seu congresso [...]

  • Prefeita Emília Corrêa defende permanência de bairros da Zona de Expansão em Aracaju durante sessão especial na Alese

    A prefeita Emília Corrêa participou nesta segunda-feira, 13, de uma [...]

  • Ministério da Saúde recebe medicamento inédito para tratamento de câncer de mama no SUS

    No mês do Outubro Rosa, o Ministério da Saúde recebe [...]

  • Sergipe retorna à rota dos transplantes renais com doador falecido

    Sergipe retornou à rota dos transplantes renais com doador falecido, [...]

  • Parque das Crianças: cuidado e inclusão marcam o Camarote da Acessibilidade no Dia das Crianças

    A alegria, a inclusão e o cuidado tomaram conta do [...]