Na próxima terça-feira (16), a Câmara Municipal de Aracaju realizará uma Audiência Pública para discutir a transferência de parte do território da Zona de Expansão de Aracaju para o município de São Cristóvão. A iniciativa, de autoria do vereador Lúcio Flávio, tem como objetivo garantir que os moradores das duas cidades, diretamente impactados pela mudança, sejam ouvidos no processo. A audiência será conduzida pelo presidente da Câmara, o vereador Ricardo Vasconcelos.

O encontro contará com a presença de representantes da população de Aracaju e São Cristóvão, além de membros do governo do Estado. A proposta da audiência foi aprovada em regime de urgência na última quinta-feira (11).

Durante a sessão, o parlamentar destacou a importância do protagonismo da Casa Legislativa:
“Quero apenas chancelar que, em conversa com o presidente Ricardo Vasconcelos e com o vereador Isaac Silveira, nós consideramos realizar uma audiência pública coletiva de todos os vereadores que estão participando dessa discussão, na terça-feira, às 14h30”, afirmou Lúcio Flávio.

A determinação de ajuste territorial partiu da Justiça, que ordenou que Aracaju devolva cerca de 11% de sua área a São Cristóvão. O novo traçado começa no bairro Mosqueiro e segue até a região de expansão do Conjunto Santa Lúcia, no bairro Jabotiana.

A redefinição dos limites foi consolidada no ano passado, após o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmar a decisão da Justiça Federal em Sergipe, de 2012. À época, ficou estabelecido que a alteração feita em 1989, quando os limites foram alterados sem consultar a população, foi inconstitucional.

Além do impacto direto na vida dos moradores, a mudança também influencia nos repasses financeiros da União e do Estado, que serão ampliados para São Cristóvão e reduzidos para Aracaju.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Desabastecimento de água: Prefeitura de Aracaju informa manutenção dos serviços das secretarias nesta segunda-feira, 15

    A Prefeitura de Aracaju informa que, nesta segunda-feira, 15, os [...]

  • Governo aciona Comitê de Crises para solucionar abastecimento de água após rompimento da Adutora do São Francisco

    O Governo do Estado acionou na noite deste domingo, 14, [...]

  • Proposta pelo vereador Lúcio Flávio, CMA terá Audiência Pública presidida por Ricardo Vasconcelos para debater território da Zona de Expansão

    Na próxima terça-feira (16), a Câmara Municipal de Aracaju realizará [...]

  • O carro-pipa e o retrocesso vergonhoso no abastecimento hídrico de Sergipe

    Vergonha! Esta expressão resume o sentimento que a população sergipana [...]

  • DATAFORM/ECM – André e Rodrigo são os mais lembrados e Rogério tem maior rejeição

    Governador Fábio Mitidieri lidera em todos os cenários segundo o [...]