A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Sergipe (Promualese) participou, nesta sexta-feira, 25, do evento ‘Orgulho Negro Feminino: Mulheres que inspiram’, promovido pela Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM), no auditório da Secretaria de Estado da Administração (Sead), em Aracaju. A atividade integrou a programação do Julho das Mulheres Negras e celebrou duas importantes datas: o Dia Estadual da Mulher Negra – Maria Beatriz Nascimento, instituído pela Lei Estadual nº 9.427/2024, e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Foto: Ascom SPM

O evento teve como foco a valorização da identidade negra feminina e a promoção da proteção integral às meninas e mulheres negras. Também buscou sensibilizar a sociedade quanto aos diversos tipos de violência enfrentados por essa população, desconstruir a misoginia preta e mobilizar a rede estadual de proteção às mulheres, ampliando o alcance das ações em defesa dos direitos das mulheres negras em todo o estado.

A Promualese reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres negras sergipanas.

“Estar presente neste evento é reconhecer a força histórica das mulheres negras e reforçar que o combate ao racismo e ao sexismo precisa ser uma pauta permanente em todas as esferas do poder público. É tempo de celebrar conquistas, mas, acima de tudo, de renovar compromissos com a equidade e a justiça social”, destacou A coordenadora Luana Duarte.

Foto: Ascom SPM

Durante a cerimônia, a SPM também realizou homenagens a mulheres negras sergipanas com trajetórias marcantes e que representam a resistência, a criatividade e a transformação nos espaços onde atuam. Em paralelo ao ato, a Secretaria promoveu nas redes sociais uma campanha de mesmo nome – ‘Orgulho Negro Feminino: Mulheres que inspiram’ –, exaltando figuras femininas negras que vêm rompendo barreiras e abrindo caminhos em diferentes áreas da sociedade sergipana.

A Promualese segue atuando no monitoramento e apoio de políticas públicas que garantam a proteção e a valorização das mulheres em toda a sua diversidade, com atenção especial às mulheres negras, que enfrentam desafios interseccionais de raça e gênero.

*Com imagens e informações do Governo de Sergipe / Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SPM)

Fonte, Ascom – Alese.

Foto: Equipe da Promualese ao lado da diretora de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Ana Carolina Machado.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Petrobras reduz em 14% preço do gás natural para distribuidoras

    Os preços de venda da molécula de gás serão atualizados [...]

  • Tire suas dúvidas sobre o uso da biometria para acessar benefícios sociais

    O Decreto Decreto nº 12.561, que regulamenta o uso da biometria na [...]

  • I Fórum de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas inicia ações de conscientização em Sergipe

    Até o início de agosto, campanha acontece na capital e [...]

  • Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

    O Senado analisa o Projeto de Lei  PL 2.722/2025, que [...]

  • INSS: 1,1 milhão de aposentados serão ressarcidos até 30 de julho

    Balanço divulgado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contabiliza que, [...]