
Na manhã desta quinta-feira (8), a Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Promualese) realizou a palestra “Papo Cabeça sobre violência contra a mulher” no Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, localizado em São Cristóvão.
A iniciativa reuniu estudantes e servidores da instituição com o objetivo de promover a conscientização e o combate à violência de gênero.
A ação foi conduzida pela coordenadora da Promualese, Luana Duarte, e pela psicóloga Amanda Teles Farias, também integrante da Procuradoria. Durante o encontro, as palestrantes abordaram temas como o reconhecimento de comportamentos abusivos, os impactos sociais e emocionais da violência e a importância do engajamento de toda a sociedade, especialmente dos jovens, na prevenção dessas situações.
De acordo com Luana Duarte, o espaço foi pensado para estimular o diálogo e a reflexão entre os participantes. “É fundamental que todos, independentemente de gênero, se unam para entender as causas, os impactos e, mais importante ainda, como podemos combater a violência contra a mulher de maneira efetiva. Acreditamos que a educação é a chave para transformar mentalidades e comportamentos. É através de ações como esta que conseguimos proporcionar um ambiente de diálogo, informação e conscientização para meninos e meninas”, afirmou.
Como parte da ação, foi fixado nos quadros de aviso da escola o cartaz informativo “Violentômetro”, uma ferramenta visual que ajuda a identificar comportamentos abusivos, desde atitudes sutis até formas mais graves de violência.
A iniciativa integra o calendário de ações educativas da Promualese, reforçando o compromisso da Assembleia Legislativa com a promoção de uma cultura de respeito, igualdade e não violência.
Fonte, Ascom – Alese.
Fotos: Promualese