O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), continua acompanhando atentamente a evolução do projeto ‘Sergipe Águas Profundas’ (Seap), após a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovar o plano de desenvolvimento dos campos em águas profundas no estado. A decisão foi tomada na reunião da diretoria colegiada da Agência, realizada na segunda-feira, 26, após revisão do plano apresentado pela Petrobras.

Com a aprovação, a ANP autorizou a prorrogação dos contratos de concessão das áreas antes do início da produção, com o objetivo de conferir maior segurança ao empreendimento. No primeiro módulo (Seap1), o prazo passa a vigorar até o fim de 2055, enquanto no Seap 2 a concessão se estende até dezembro de 2057. Inicialmente, ambos os contratos estavam previstos para encerrar em 2048. A medida busca assegurar um horizonte produtivo de aproximadamente 25 anos, compatível com a vida útil das plataformas e do gasoduto.

A partir da prorrogação dos contratos, a ANP estima um ganho adicional com participações governamentais e tributos de US$ 1,4 bilhão e um incremento de 14,5% na recuperação de óleo e gás. Durante a análise, o órgão regulador determinou também a unificação dos campos de Agulhinha e Cavala em uma única área, assim como dos campos Palombeta e Budião Sudeste. A Petrobras terá o prazo de até 60 dias para reenviar os planos atualizados, considerando a nova delimitação.

“A aprovação do plano e a prorrogação dos contratos de concessão representam um passo importante para dar mais segurança ao empreendimento. As decisões adotadas pela ANP mostram que o Seap segue como uma iniciativa de grande relevância para o setor energético, de modo que os esforços se mantêm para garantir sua durabilidade e condições de desenvolvimento”, afirmou o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

Sobre o projeto

As duas plataformas que irão atuar no Seap contarão, cada uma, com capacidade de produção de até 120 mil barris de petróleo por dia e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente. A Petrobras anunciou decisão de investimento em benefício da SBM Offshore para construção e operação das plataformas, além de manter para 2030 o prazo de início das operações em seu plano estratégico.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Município de Maruim implementa fluxo de atendimento às vítimas de trabalho escravo e tráfico de pessoas

    O intuito é promover uma rede de apoio para prevenção [...]

  • Dia do Empreendedor: setor cobra atualização do Simples e do teto do MEI

    Celebrado nesta quarta-feira (1º), o Dia do Empreendedor chama atenção [...]

  • Andress Amadeus lança livro sobre tokenização imobiliária e os desafios jurídicos da Web3 em Aracaju

    O advogado Andress Amadeus lança, no dia 9 de julho, [...]

  • Obra da ponte Godofredo Diniz ultrapassa 70% de execução e avança para nova etapa

    A obra de duplicação da ponte Godofredo Diniz ultrapassou 70% [...]

  • Lula dá início a obras e defende que Ponte Salvador–Itaparica deve garantir preservação da ilha

    Lula, baianos e chineses: "Cuidar do povo significa também cuidar [...]