Na última quarta-feira, 22, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) protocolou mais um Projeto de Lei (nº613/2023) que altera dispositivos da Lei 9.430, de 27 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a legislação tributária federal.

Na prática, o projeto prevê a não aplicação de multas de forma indiscriminada ao empresário, devido a “suposta” sonegação ou omissão de dados à Receita Federal.

“O contribuinte que intencionalmente sonega, simula ou omite dados à Receita Federal é multado em 150% do valor devido ao fisco. Entretanto, nos últimos anos o que se vê são fiscais da Receita aplicando essas multas indevidamente, prejudicando os empresários e contribuintes, tornando as dívidas impagáveis.”, explica o deputado Thiago de Joaldo.

O objetivo do Projeto de Lei é que a aplicação da multa de 150% sobre o valor devido, seja feita apenas se houver provas irrefutáveis de que o contribuinte estava praticando algum ato ilegal.

“A aprovação desse ajuste na legislação trará uma grande melhoria no ambiente de negócios, uma vez que o setor empresarial já tem uma alta carga tributária e grandes barreiras para empreender. A minha intenção é desburocratizar cada vez mais esse ambiente e facilitar a vida dos empreendedores”, finaliza o parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lei Seca nas Eleições 2026: veja onde há restrição à venda e ao consumo de bebidas

    Pelo menos 12 estados terão regras específicas no primeiro turno; [...]

  • Oficina da Fundat transforma interesse pela cozinha em oportunidade de renda no Santos Dumont

    Formação em Pães Caseiros e Artesanais incentiva moradores a planejar [...]

  • Eleições 2026: saiba o que pode e o que não pode no dia da votação

    Com a proximidade do primeiro turno das eleições, marcado para [...]

  • TSE: denúncias eleitorais pode ser feitas pelo aplicativo Pardal

    Às vésperas do primeiro turno das eleições, a Justiça eleitoral continua recebendo [...]

  • Breno Garibalde reforça campanha limpa na reta final

    Na reta final da campanha para deputado federal, Breno Garibalde [...]