Na última quarta-feira, 22, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) protocolou mais um Projeto de Lei (nº613/2023) que altera dispositivos da Lei 9.430, de 27 de dezembro de 1996, que dispõe sobre a legislação tributária federal.

Na prática, o projeto prevê a não aplicação de multas de forma indiscriminada ao empresário, devido a “suposta” sonegação ou omissão de dados à Receita Federal.

“O contribuinte que intencionalmente sonega, simula ou omite dados à Receita Federal é multado em 150% do valor devido ao fisco. Entretanto, nos últimos anos o que se vê são fiscais da Receita aplicando essas multas indevidamente, prejudicando os empresários e contribuintes, tornando as dívidas impagáveis.”, explica o deputado Thiago de Joaldo.

O objetivo do Projeto de Lei é que a aplicação da multa de 150% sobre o valor devido, seja feita apenas se houver provas irrefutáveis de que o contribuinte estava praticando algum ato ilegal.

“A aprovação desse ajuste na legislação trará uma grande melhoria no ambiente de negócios, uma vez que o setor empresarial já tem uma alta carga tributária e grandes barreiras para empreender. A minha intenção é desburocratizar cada vez mais esse ambiente e facilitar a vida dos empreendedores”, finaliza o parlamentar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Novo salário mínimo injetará R$ 81,7 bi na economia, estima Dieese

    Previsto para entrar em vigor em 1º de janeiro e [...]

  • Hospital do Câncer de Sergipe renova esperança e garante estrutura moderna aos pacientes oncológicos

    A saúde de Sergipe vive um novo momento com o [...]

  • CNH do Brasil conquista os brasileiros e SP lidera o ranking de solicitações

    O acesso mais democrático à habilitação, pelo modelo CNH do [...]

  • Mesas de Negociação consolidam pacotes de reestruturação das carreiras

    Frutos de um processo construído ao longo de todo o [...]

  • Retomada e consolidação da economia criativa no Brasil marcam o ano de 2025

    O ano de 2025 representou um marco para a economia [...]