Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, na Sessão Plenária e na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Projeto de Lei nº 455/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei nº 7.655/2013, regulamentando o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Estado de Sergipe.

A proposta beneficia diretamente pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, autismo e síndrome de Down, garantindo isenção de IPVA para veículos adquiridos para uso exclusivo desse público.

A aprovação do PL reforça o compromisso do Legislativo com a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. A medida promove maior acessibilidade e autonomia, além de aliviar a carga tributária desse público. Com essa nova legislação, Sergipe avança no reconhecimento e na proteção dos direitos das pessoas com deficiência, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para usufruir da isenção, é necessário que o veículo esteja registrado em nome da pessoa com deficiência ou de seu representante legal, conforme previsto na lei. O laudo médico deve ser emitido por serviços públicos ou privados conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Secretaria da Fazenda e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) serão responsáveis por operacionalizar o benefício, garantindo que as condições sejam atendidas. Para ter direito ao benefício, o contribuinte deverá realizar o requerimento anualmente no site da Sefaz www.sefaz.se.gov.br apresentar a documentação exigida e fazer o pagamento da taxa de serviço específica. O procedimento é realizado totalmente por meio eletrônico.

Fonte, Ascom – Alese.

Foto: Jadilson Simôes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Dificilmente um agrupamento elegerá dois senadores no próximo ano

    As movimentações políticas estão aquecidas em Sergipe e quem está [...]

  • ECONOMIA – “O Banese tem superado os próprios recordes, ano após ano”

    Os recursos do Banco do Estado, destinados ao crédito rural, [...]

  • Editorial – Quem pode mais? O Congresso eleito pelo povo ou a decisão monocrática do STF?

    Diante de tantas instabilidades quem nós, brasileiros, enfrentamos, eis que [...]

  • Cerca de 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família em julho por aumentarem a renda

    Cerca de um milhão de domicílios deixarão de receber o [...]

  • Aporte internacional incrementa orçamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste em R$ 1,6 bilhão

    O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) contará com um [...]