A Comissão de Segurança Pública do Senado (CSP) vai se reunir nesta terça-feira (13), a partir das 11h, na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa. Está na pauta o projeto de lei (PL 5245/2020) que determina a inclusão, em cursos de capacitação de agentes de segurança pública e privada, de conteúdos relacionados a direitos humanos e combate ao racismo, à violência de gênero, à homofobia e outras formas de discriminação.

De autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), o projeto é relatado pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE), favorável à aprovação do texto com dez emendas de sua autoria, que promovem ajustes de redação e incluem a temática dos direitos humanos na matriz curricular nacional dos profissionais de segurança pública e defesa social. O texto já constou de reuniões anteriores da comissão, mas teve sua apreciação adiada para que o relator pudesse fazer ajustes na proposição.

Entre os conteúdos a serem acrescentados nos cursos de capacitação e na matriz curricular estão direitos humanos, liberdades fundamentais, princípios democráticos e combate ao racismo, à violência de gênero, ao preconceito por orientação sexual e identidade de gênero, à xenofobia, ao preconceito e à intolerância religiosa, ao preconceito contra pessoas com necessidades especiais e às demais formas de discriminação e preconceito.

O projeto pode encerrar sua tramitação no Senado se aprovado nessa reunião da CSP e se não for apresentado pedido para ser submetido ao Plenário.

 

Fonte: Agência Senado

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lei que amplia isenção do Imposto de Renda será sancionada por Lula

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá sancionar nesta [...]

  • Banese realiza última semana de negociação de dívidas com o banco por meio do mutirão da Febraban

    Até o próximo domingo, 30, clientes Banese que possuem débito [...]

  • DANNIEL COSTA – “Cumprimos os prazos e garantimos igualdade de condições a todos”

    A lista sêxtupla foi homologada, por unanimidade, pelo Conselho Seccional [...]

  • Prefeitura fortalece Rede de Assistência Farmacêutica e amplia presença de profissionais nas USF

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Rodrigo Valadares faz sinalização e oposição caminha para a unidade em 2026

    Após muitas polêmicas propagadas por setores da imprensa, “alimentadas” por [...]