O município de Rosário do Catete recebeu, nesta semana, no ginásio de esportes, o Projeto Cozinha Itinerante, uma iniciativa de capacitação gratuita em gastronomia promovida pelo Instituto Mpumalanga. O projeto, que teve início na última quarta-feira (19) e encerrou sua etapa presencial na sexta-feira (21), contou com a participação de merendeiras das redes públicas municipal e estadual. 

Foto: Gustavo Silva

Durante os três dias de curso, as participantes aprenderam novas técnicas culinárias, exploraram ingredientes regionais e participaram de experiências práticas, como a produção de ceviche de banana. A assistente de cozinha Zuleide Vieira destacou a troca de conhecimentos promovida pela iniciativa. “Hoje, por exemplo, a gente passou, nesse primeiro momento, uma receita de ceviche de banana. Elas aprenderam a fazer, fizeram os cortes, os ingredientes e tudo o que vai no ceviche. E agora estamos degustando e trocando saberes sobre as preparações”, explicou.

Foto_Keizer Santos

O Projeto Cozinha Itinerante visa a valorização da alimentação como cultura, arte, educação e sustentabilidade, contribuindo para a qualificação profissional das merendeiras e a melhoria da alimentação escolar no município. A produtora executiva do projeto, Ângela Santos, ressaltou a importância da capacitação e a continuidade do aprendizado. “As meninas se adaptaram muito bem, estão fazendo vários preparos, degustações e harmonizações. Além da parte presencial, elas terão um acompanhamento à distância no formato EAD, com mais 40 horas de conteúdo interativo”, afirmou.

Foto: Keizer Santos

A Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal da Assistência e do Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal da Educação, ofereceu total apoio logístico e estrutural ao projeto. 

_______________

Por Keizer Santos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sorrisos restaurados e novos avanços marcam a transformação da saúde bucal em Aracaju

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Amnézia Originals se consolida como a principal marca streetwear de Sergipe e amplia atuação no atacado

    A Amnézia Originals, marca sergipana de streetwear, vem se destacando [...]

  • Está tudo pronto para a Revisão Final do Enem 2025 nesta sexta-feira, 7

    A poucos dias da realização do Exame Nacional do Ensino [...]

  • Grupo Um Quê de Negritude apresenta ‘AIYÊ de Oyá’ em Aracaju

    O Grupo sergipano Um Quê de Negritude vai apresentar o [...]

  • Atuação sindical é tema de Audiência Coletiva no MPT-SE

    Evento reuniu representantes de entidades sindicais e estudantes nesta quinta-feira [...]