O município de Rosário do Catete recebeu, nesta semana, no ginásio de esportes, o Projeto Cozinha Itinerante, uma iniciativa de capacitação gratuita em gastronomia promovida pelo Instituto Mpumalanga. O projeto, que teve início na última quarta-feira (19) e encerrou sua etapa presencial na sexta-feira (21), contou com a participação de merendeiras das redes públicas municipal e estadual. 

Foto: Gustavo Silva

Durante os três dias de curso, as participantes aprenderam novas técnicas culinárias, exploraram ingredientes regionais e participaram de experiências práticas, como a produção de ceviche de banana. A assistente de cozinha Zuleide Vieira destacou a troca de conhecimentos promovida pela iniciativa. “Hoje, por exemplo, a gente passou, nesse primeiro momento, uma receita de ceviche de banana. Elas aprenderam a fazer, fizeram os cortes, os ingredientes e tudo o que vai no ceviche. E agora estamos degustando e trocando saberes sobre as preparações”, explicou.

Foto_Keizer Santos

O Projeto Cozinha Itinerante visa a valorização da alimentação como cultura, arte, educação e sustentabilidade, contribuindo para a qualificação profissional das merendeiras e a melhoria da alimentação escolar no município. A produtora executiva do projeto, Ângela Santos, ressaltou a importância da capacitação e a continuidade do aprendizado. “As meninas se adaptaram muito bem, estão fazendo vários preparos, degustações e harmonizações. Além da parte presencial, elas terão um acompanhamento à distância no formato EAD, com mais 40 horas de conteúdo interativo”, afirmou.

Foto: Keizer Santos

A Prefeitura de Rosário do Catete, por meio da Secretaria Municipal da Assistência e do Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal da Educação, ofereceu total apoio logístico e estrutural ao projeto. 

_______________

Por Keizer Santos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Público se despede do Forró Caju 2025 e destaca por que o melhor São João do mundo é aqui

    Com o fim da programação do Forró Caju 2025 neste [...]

  • Inscrições para cursos de inglês e espanhol pelo Centro Estadual de Idiomas têm início na segunda-feira, 30

    A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do [...]

  • Arraiá do Povo recebeu mais de 1,2 milhão de pessoas no maior festejo junino à beira-mar mar do Brasil

    Em 30 dias de festejos, a arena de shows do [...]

  • Lula vai a reunião de Cúpula do Mercosul e Brasil assume presidência do bloco

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da [...]

  • Adversários de Emília “constroem narrativas” para “abafar” os méritos dela

    Não é fácil para ninguém ser gestor público no Brasil. [...]