O projeto Aracajuando realizou sua segunda edição de 2026 no Bairro América, território reconhecido por sua forte identidade cultural. A ação promovida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), revelou as belezas e a história do bairro por meio de um percurso a pé, reforçando a proposta do projeto de apresentar Aracaju a partir de experiências que valorizam memórias, curiosidades, modos de viver e a riqueza cultural presente nos territórios da cidade.
Conduzido no formato de walking tour, o Aracajuando convida moradores e visitantes a percorrerem a cidade com um novo olhar. Para o diretor de Planejamento da Setur, Ícaro Carvalho, o projeto traduz a cidade em experiências vivas. “O Aracajuando é realizado através de walking tours, que são os tours a pé. A gente adapta essa metodologia para Aracaju, trazendo um novo olhar para a cidade, onde o turista e também o residente local começam a entender os elementos culturais, as curiosidades e o jeito de viver do aracajuano. Nesta sétima edição, estamos visitando o Bairro América, um bairro rico em cultura, identidade e, principalmente, em fé”, explicou.
![]()
O roteiro percorreu espaços que representam a diversidade religiosa e cultural do bairro, como a Igreja dos Capuchinhos, o mercado local e o terreiro Abassá São Jorge. “Conhecer a identidade local, entender a gastronomia, a religiosidade e os elementos do sagrado faz parte desse roteiro que envolve o Aracajuano, tanto na cultura quanto na fé”, completou Ícaro.
O professor e historiador Amâncio Cardoso destacou o simbolismo do local. “Estamos no Bairro América, um bairro que tem como marca a liberdade e o sagrado, que é o tema dessa edição do Aracajuando. Já conhecemos o Santuário São Judas Tadeu, passamos pelo mercado, pela praça e agora estamos no terreiro Abassá São Jorge. Um dos temas do nosso roteiro é essa tolerância religiosa que existe aqui, que faz do América o bairro da liberdade”, afirmou.
Para quem participa, a experiência amplia o olhar sobre a própria cidade. A professora Rosângela Santana se surpreendeu com o que descobriu ao longo do percurso. “Hoje a tarde foi maravilhosa. Estive com uma equipe muito organizada e conheci o Bairro América de um jeito diferente. Eu conhecia o bairro, mas não imaginava tantas maravilhas, como a história da Igreja dos Capuchinhos e a escadaria pintada pelo Korea. Fomos também descobrir o terreiro antigo e, para mim, foi uma surpresa muito grande. Foi um encontro maravilhoso”, relatou.
Ao realizar uma edição que une história, cultura e espiritualidade, o Aracajuando reafirma seu papel de aproximar pessoas da cidade, revelando Aracaju de uma forma diferente e fortalecendo o vínculo entre território, memória e identidade.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


