As festividades juninas em Sergipe continuam a todo vapor, e a segunda-feira, 10, foi marcada pela programação da Segundona do Turista, realizada na histórica Rua São João, em Aracaju. O evento, promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), transformou o local em um ponto de encontro para sergipanos, turistas e amantes do forró de todas as idades.

A programação da noite valorizou os artistas locais e exaltou o forró em suas diversas vertentes. A apresentação do grupo Bobinhos do Forró deu início às festividades com o autêntico forró pé de serra. A cantora Elizabete Santana, integrante do grupo, destacou a importância do evento. “Tocar aqui na Rua São João não tem comparação. Principalmente para nós que trabalhamos com o forró, essa é a nossa casa. É espetacular ver tanta gente aqui prestigiando os artistas locais”, afirmou.

Na sequência, o público foi convidado a conhecer a história e a rica cultura do município de Tomar do Geru, por meio da apresentação da quadrilha junina Buscapé, que estreou no quadrilhódromo da Rua São João. O marcador do grupo, Pablo Vicente, descreveu a experiência. “Dançar aqui foi ótimo, a energia do pessoal é contagiante e surreal. Nossa quadrilha veio com o tema próprio de Tomar do Geru, que é de aldeia que virou cidade, e vamos assim contando a nossa história”.

A aracajuana Isabele Moura, frequentadora assídua do evento, também compartilhou sua experiência. “Toda segunda-feira eu estou aqui. A minha filha gosta de quadrilhas e sempre me pede para ver, depois fica dançando em casa. São todas maravilhosas, ela e eu ficamos apaixonadas”, disse.

Encerrando a programação em grande estilo, Tonho Baixinho, apaixonado declarado pela Rua São João, colocou todos para dançar com sua apresentação. “É muito importante para mim me apresentar aqui, estou muito contente. Preparei um show eclético, no qual resgato as músicas mais regionais, aquelas que tocam em quadrilhas juninas, que estão no meu sangue,” disse.

O sergipano Carlos Almeida destacou a experiência de compartilhar as festividades com sua namorada, vinda de Minas Gerais. “Chamei ela para conhecer o melhor São João do Brasil. Todo dia tem um lugar para a gente ir, dançar junto e matar a saudade,” contou.

Maria Beatriz, namorada de Carlos, expressou sua satisfação com as festividades. “O Carlos já me contava sobre o São João, e eu me surpreendi positivamente. Realmente, dá pra ver que todo mundo gosta e se diverte. Enquanto eu estiver em Sergipe, vou aproveitar para ir a todas as festas,” afirmou.

As celebrações continuam ao longo de todo o ano, sempre às segundas-feiras, com uma programação variada que inclui shows, apresentações de grupos folclóricos e outras manifestações culturais. O evento atrai visitantes de todo o Brasil, contribuindo para a divulgação da cultura sergipana e para o fortalecimento do turismo e economia.

País do Forró
Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).

 

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Institutos federais pedem R$ 1 bilhão para alimentação de estudantes

    Reitores de institutos federais, Cefets e do Colégio Pedro II [...]

  • Gripe aviária: OMS pede maior vigilância de casos em animais e humanos

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom [...]

  • Pacientes não conseguem marcar exames em UBSs de Aracaju, comprova Ricardo Marques

    O vereador Ricardo Marques (Cidadania), apresentou durante uma sessão da [...]

  • FAB lança 336 mil litros de água para combater incêndios no Pantanal

    O Comando Conjunto da Operação Pantanal, da Força Aérea Brasileira [...]

  • Sistema de transporte intensifica fiscalização sobre o uso indevido dos cartões de gratuidade

    Desde o lançamento da campanha de biometria facial, o setor [...]