O Aju Animal, programa desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), para garantir proteção e cuidado a cães e gatos, está com cadastro aberto aos interessados em levar o seu animal para receber cuidados básicos de saúde, em clínicas especializadas em medicina veterinária.
O cadastro deve ser feito por meio da plataforma AjuInteligente. Com este programa, a gestão municipal arca com serviços de saúde para cães e gatos abrigados, comunitários e de protetores. Neste eixo do Aju Animal, no qual são investidos R$292 mil, a previsão é atender 4,5 mil animais.
Segundo a coordenadora técnica do programa, Anne Carollyne Costa, o objetivo, neste momento, é prestar uma assistência de saúde básica, para entender inicialmente as reais demandas dos animais e ter uma noção do que eles mais precisam.
“Quisemos começar com essa saúde básica, que é uma consulta. Vamos ofertar também exames de sangue completos, procedimentos simples como sutura de pele, curetagem de miíase, fluidoterapia focada em animais que estejam mais desidratados ou debilitados, entre outros procedimentos”, explicou.
A coordenadora do Programa Aju Animal, Marília Castaneda, enfatiza que a ação está aberta à população em geral, “mas a gente pede também um pouco de conscientização das pessoas”. “Quem tem condições financeiras mais tranquilas, que deixe essa vaga para quem não tem”, orienta.
No ano passado, a Prefeitura de Aracaju publicou edital de chamamento público para o credenciamento de clínicas. Após passar por todos os protocolos e pela vistoria, a Clínica Pet Net está habilitada a participar do Aju Animal. “Esse é um programa que veio justamente para prestar todo o auxílio possível que os animais precisam”, explica Anne Carollyne.

Aju Animal

O programa Aju Animal é voltado à proteção e ao cuidado com cães e gatos que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas ou que estão em abrigos de Aracaju. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju é estruturada em quatro eixos – castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio à adoção. A previsão é de um investimento de R$ 1,5 milhão ao ano. Prioritário da atual gestão, o projeto é um dos compromissos firmados pelo prefeito Edvaldo Nogueira com os aracajuanos.
FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]