A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realiza o curso ‘Prehospital Trauma Life Support (PHTLS)’, uma capacitação avançada para o atendimento pré-hospitalar em situações de trauma, com o objetivo de sistematizar o atendimento a vítimas e atualizar as equipes no processo pós resgate. Participam da capacitação médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

A assessora da Comissão de Planejamento do Samu 192 Sergipe, Daniele Martins, explicou que o PHTLS é o maior programa de ensino no atendimento a vítimas de trauma no mundo. “Com isso, as nossas equipes devem permanecer no limiar da atualização dos mais novos e maiores protocolos mundiais. Os traumas correspondem de 30 a 40% do nosso atendimento no Samu. As práticas  contemplam desde o atendimento geral ao trauma sistêmico, até conhecimentos específicos para traumas cranioencefálico, torácico, abdominal, entre outros”, disse.

Daniele ressaltou que o curso é  voltado à capacitação para os profissionais emergencistas do Samu 192 Sergipe que compreendem médicos, enfermeiros, técnicos e condutores. ”É um treinamento voltado para o atendimento pré-hospitalar e não para o resgate em si. O resgate é uma zona perigosa feita pelo Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe”, comentou a enfermeira.

Simulações

A enfermeira Daniele Martins destacou que durante as aulas são realizadas simulações realísticas, no sentido de levar os participantes a atuarem em atendimentos de trauma, para criar maior aproximação com situações de rua, onde serão aplicadas as técnicas aprendidas durante o curso. Para a capacitação, foi contratada uma empresa especializada, para oferecer aos profissionais, conhecimentos de ponta, no sentido de melhor atender a população.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aposta online e jogo de azar custam R$ 38,8 bi ao país, mostra estudo

    Jogos de azar e apostas online, popularizadas pelas chamadas bets, provocam perdas [...]

  • Profissionais da Educação de Aracaju participam de evento que promove a cultura de paz nas escolas

    Profissionais da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed) estão [...]

  • Sergipe possui condições reais de estar entre os destinos mais procurados do Brasil

    Sergipe tem os requisitos perfeitos para o turista que prioriza [...]

  • ‘100% das escolas públicas estarão conectadas até final de 2026’, afirma Frederico Siqueira

    Até o final do ano que vem, 100% das escolas [...]

  • Prefeita Emília Corrêa acende as luzes do Natal das Famílias na Praça Fausto Cardoso

    Como parte da programação do projeto ‘A Luz do Natal’, [...]