
A professora Jacqueline Andréa Furtado de Sousa, da rede municipal de ensino de Aracaju, foi reconhecida com o Prêmio Comenda Excelência e Qualidade Brasil 2025, na categoria “Profissional do Ano”. A premiação foi realizada na última segunda-feira, 14 de julho, no Esporte Clube Sírio, no bairro Ibirapuera, em São Paulo.
Jacqueline atua na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria, destacando-se pelo trabalho desenvolvido com alunos com necessidades educacionais especiais. Ela é uma profissional com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e tem sua trajetória marcada pela dedicação à inclusão e à educação de qualidade.
Formada em Letras e Pedagogia, com pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva, além de Psicopedagogia, a professora também é mestra em Avaliação Educacional. Seu trabalho, comprometido com a diversidade no ambiente escolar, tem inspirado toda a comunidade educativa.
A premiação nacional contempla 50 categorias que reconhecem personalidades políticas, culturais, artísticas, entidades públicas e privadas, empresas e profissionais que promovem impacto positivo na sociedade. O destaque é voltado ao mérito social e ao incentivo à continuidade dessas práticas que contribuem para uma sociedade mais efetiva.
Para Jacqueline, o reconhecimento é coletivo. Ela destaca que a conquista não é apenas individual, mas também resultado da confiança e do apoio da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (SEMED) e da unidade escolar onde atua, que acreditam no seu trabalho e possibilitam que ele seja desenvolvido com qualidade.
A diretora do Departamento de Educação Básica da SEMED, Osvaldina Ribeiro, ressaltou com ênfase a importância da premiação:
“É extremamente gratificante, primeiro porque é um reconhecimento de um trabalho, de uma profissional que atua na área da inclusão. A inclusão, hoje, é você referendar, é você receber essas crianças, e temos uma profissional com a qualificação e com o olhar de acolhimento, como a professora Jacqueline.”
A Secretaria Municipal da Educação de Aracaju valoriza iniciativas como essa e reafirma seu compromisso com a promoção de uma educação inclusiva, apoiando e reconhecendo o trabalho mútuo dos seus profissionais.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.