Maioria do STF derruba prisão especial para quem tem curso superior

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou ontem (30) maioria de votos para derrubar a prisão especial para quem tem curso superior.

Até o momento, seis ministros da Corte votaram para suspender o artigo do Código de Processo Penal (CPP) que estabeleceu a medida.

A questão é julgada no plenário virtual, modalidade na qual os ministros inserem os votos no sistema virtual e não há deliberação presencial. A votação será encerrada amanhã (31).

A maioria de votos foi formada a partir do entendimento do ministro Alexandre de Moraes, relator da ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Para o ministro, o dispositivo que garante a prisão especial para quem tem diploma universitário não foi recepcionado pela Constituição. O texto original é de 1941.

Conforme o Artigo 295, inciso VII, do CPP,  pessoas com diploma de curso superior de qualquer faculdade brasileira têm direito à pressão especial, não podendo ficar em uma cela comum com os demais detentos.

“A extensão da prisão especial a essas pessoas caracteriza verdadeiro privilégio que, em última análise, materializa a desigualdade social e o viés seletivo do direito penal, e malfere preceito fundamental da Constituição que assegura a igualdade entre todos na lei e perante a lei”, afirmou o relator.

O voto foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Edson Fachin, Rosa Weber e Cármen Lúcia.

Edição: Juliana Andrade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rádio UFS é finalista de prêmio nacional de comunicação em saúde com dois trabalhos

    Duas reportagens especiais da Rádio UFS FM estão na final do 6° [...]

  • Com quase 12 milhões de passageiros em julho, aviação civil mantêm trajetória de alta

    Agência Brasil/arquivo Pesquisa do movimento nos aeroportos brasileiros teve início [...]

  • Workshop aborda impactos da Reforma Tributária nas obras públicas e imobiliárias em Sergipe

    Profissionais e empresários do setor da construção civil terão a [...]

  • SMTT orienta condutores durante eventos esportivos e religiosos neste fim de semana

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Elber Batalha lança candidatura a deputado federal com o mote: “Aracaju conhece, Sergipe merece”

    O vereador Elber Batalha (PSB) lançou a sua candidatura a [...]