Destaque é para os produtos do agronegócio, diz presidente brasileiro

Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (19) que a aproximação no campo político entre Brasil e países árabes tem permitido novos espaços de cooperação em setores estratégicos, como ciência, tecnologia, inovação e energia. Bolsonaro participou da abertura do Fórum Econômico Brasil e Países Árabes, que acontece de forma virtual até a próxima quinta-feira (22).

No ano passado, o presidente brasileiro esteve em visite aos Emirados Árabes Unidos, Catar e Arábia Saudita onde apresentou as reformas que o governo está empreendendo na área econômica e as oportunidades de investimento no país. Em 2019, o intercâmbio entre o Brasil e países árabes superou os US$ 11 bilhões.

No ano passado, o Brasil exportou US$ 4,9 bilhões para os 22 países da Liga Árabe e de janeiro a agosto de 2020, as exportações já chegaram a US$ 4,6 bilhões. De acordo com o presidente brasileiro, o destaque é para os produtos do agronegócio.

“Hoje, a produção brasileira halal, que respeita as tradições e regras da religião islâmica, é sinônimo de qualidade e confiança. Por isso, os países árabes pode contar com o Brasil como parceiro estratégico na garantia de sua segurança alimentar”, disse.

De acordo com Bolsonaro, cerca de 30 empresas brasileiras possuem escritórios e unidades de produção no Oriente Médio. Durante seu discurso, ele destacou também as parcerias comerciais em países árabes da África, como Egito, Marrocos e Argélia.

“Pretendemos continuar a estreitar laços históricos, culturais e de amizade que unem os nossos povos. Também quero aproveitar o enorme potencial que ainda há para ser explorado nos mais diversos setores e abrir novas frentes de diálogos, cooperação e trabalho pela prosperidade de nossas nações”, disse.

Edição: Valéria Aguiar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • UFS transforma TVs Box em mini computadores para projetos sociais e educativos

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou nessa quinta-feira, dia [...]

  • Governo de Sergipe entrega primeira ressonância magnética pública do interior e amplia estrutura do Hospital Regional de Itabaiana

    Nesta quinta-feira, 25, o governador Fábio Mitidieri entregou, em Itabaiana, [...]

  • Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

    Subiu para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois [...]

  • Prefeita Emília Corrêa conhece projeto que vai restaurar o Palácio Inácio Barbosa

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu nesta quinta-feira, 25, [...]

  • Copa 2026: Rodada de hoje encerra primeira fase dos grupos G, H e I

    A terceira e última rodada da fase de grupos da [...]