O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse que a situação no Oriente Médio vai piorar se os Estados Unidos fizerem novas propostas para o processo de paz.

Ele fez a declaração durante reunião de chanceleres de nações da Liga Árabe, ontem (21), no Egito, em meio a especulações de que, já em junho, o governo Trump apresente um novo plano de paz para israelenses e palestinos.

Altas autoridades americanas dizem que o plano será duro para as duas partes, mas pedem a aceitação dos seus termos pelo dois lados.

Mencionando o reconhecimento americano de Jerusalém como capital de Israel, Abbas questionou a possibilidade de os Estados Unidos oferecerem algo capaz de satisfazer os palestinos. Além disso, criticou os EUA, dizendo que enganar os palestinos é a única intenção do governo americano.

O secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, assinalou que nações árabes precisam ter um envolvimento ativo na questão. Ele absteve-se, contudo, de comentar a aguardada proposta dos Estados Unidos.

Nações árabes vêm fortalecendo os laços com o governo Trump. Há informes de que a Arábia Saudita e o Egito pressionam os palestinos a aceitar o novo plano dos Estados Unidos.

*EBC, com informações da NHK (emissora pública de televisão do Japão)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Forró Caju 2025: Prefeitura realiza cadastro de ambulantes nos dias 3 e 4 de junho

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Cartilha orienta o que fazer quando algum familiar ou conhecido desaparece

    Dedicada a pessoas que estejam enfrentando ou que venham a [...]

  • Secretaria de Estado da Saúde reforça importância da prevenção contra meningite

      A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a [...]

  • SMS convoca mais médicos para reforçar atendimento nas Equipes de Saúde da Família

    A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou nesta terça-feira, 27, [...]

  • Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro

    Os aposentados e pensionistas que sofreram descontos ilegais no Instituto [...]