O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou hoje (9) uma proposta que altera programas sociais do governo, entre eles o Bolsa Família, para criar um novo programa, chamado de Auxílio Brasil. Bolsonaro entregou o texto de uma Medida provisória (MP) ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criando o programa e também uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do pagamento de precatórios.

Bolsonaro apresentou as propostas acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, da Casa Civil, Ciro Nogueira, do Gabinete de segurança Institucional, Augusto Heleno, da Secretária de Governo da Presidência, Flávia Arruda e da Cidadania, João Roma.

O novo programa social deve pagar, pelo menos, 50% acima do valor médio pago pelo Bolsa Família, que atualmente é de R$ 189. Parte dos recursos do novo programa virá do parcelamento do pagamento de precatórios previsto na PEC e também de um fundo que será criado com recursos de privatizações.

“São duas propostas que chegam no dia de hoje que vai dar transparência e responsabilidade aos gastos, aí incluído os viés social do governo. Sabemos que a pandemia [de covid-19] trouxe uma inflação dos alimentos para o mundo todo. Então, não podemos deixar desassistidos os mais vulneráveis. Já decidido por nós que é uma proposta mínima de 50% do Bolsa Família, que agora se chama de Auxílio Brasil”, disse Bolsonaro após a entrega das propostas.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Pré-Caju 2026: preços atuais dos abadás e ingressos valem até 5 de novembro

    O prazo para comprar abadás e ingressos do Pré-Caju 2026 [...]

  • Kitty Lima destaca iniciativa do governo do Estado após ação para Cadastro Estadual de ONGs de Proteção Animal e o Cadastro Estadual de Protetores

    A deputada Estadual reeleita, Kitty Lima (PSB), durante sessão na [...]

  • Alex Melo reforça importância da prevenção ao câncer de mama durante sessão na Câmara de Aracaju

    O vereador Alex Melo (PRD) aproveitou a sessão desta terça-feira, [...]

  • Prefeita Emília Corrêa anuncia retirada da Viação Modelo do sistema de transporte coletivo de Aracaju

    Linhas serão assumidas pela Boa Vista Transportes, que chegou ao [...]

  • Aeronave com Flávio Bolsonaro e família pousa nos Estados Unidos

    O avião que deixou o Equador com o senador Flávio [...]