Em reconhecimento ao trabalho realizado e comprometimento com o terceiro setor através do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe, a presidente da instituição vai receber o título de Cidadã Sergipana na próxima segunda-feira, 14 de julho, na Assembleia Legislativa de Sergipe. A deputada estadual Carminha Paiva é a autora do Projeto de Lei que foi aprovado por unanimidade e vai condecorar a professora aposentada com a maior honraria do estado.

Biografia
Baiana de nascimento, a professora aposentada e presidente do GACC, Elenilda Novais de Souza, tem 73 anos e é pedagoga. Nasceu no dia 2 de fevereiro de 1952 em Vitória da Conquista, na Bahia. É divorciada, mãe de 4 filhos, avó de 5 netos e tem como lema da vida: acreditar em Deus – só amor no coração das pessoas pode transformar a humanidade. Nascida em família humilde aos 4 anos de idade, mudou-se para Itabuna, na Bahia. Local onde cresceu, estudou e se formou no curso pedagógico no Colégio Ação Fraternal do Município.

Elenilda Novais fez especialização em Literatura Brasileira, porém focada na Literatura Infanto/Juvenil. Exerceu durante 25 anos a atividade como professora na EMEF Mal e foi diretora da Henrique Teixeira Lott, em intervalos na própria Rede Municipal de Educação onde também coordenou as horas de estudos com professores, voltadas para oficinas e leitura nas Bibliotecas Escolares/Sala de Leitura.

Participou da Implantação da Biblioteca do Professor da Rede no CEMARH, juntamente com as professoras Olga Mota e Heleonora Cerqueira da Graça. Divulgou a leitura de Aracaju em Eventos como a Bienal do Livro SP e COLE em Campinas.

Aposentada pelas Redes Municipal e Estadual de Educação, Elenilda atuou como professora e também como Diretora professora da EMEF Mal, Henrique Teixeira Lott, professora e Coordenadora do atual Centro de Excelência Nelson Mandela e Coordenadora Pedagógica no Centro de Excelência Dom Luciano.

Há 12 anos, Elenilda é voluntária do Grupo de Apoio à Criança do Câncer (GACC) de Sergipe. Em 2015 assumiu o comando da instituição e continua em atividade como presidente. A história com o GACC é puro amor e solidariedade. A relação se fortaleceu quando Elenilda se aposentou do município e sentiu o desejo de fazer algo mais pelo próximo. Conheceu o GACC, se encantou pelo trabalho de acolhimento a crianças e adolescentes que se tratam da doença e precisam de ajuda. Toda a família é acolhida e o GACC segue em expansão. Comemorou 25 anos em 2024 com sede em Aracaju, filial em Lagarto e acolhimento de mais de 1.000 pacientes oncológicos infantojuvenil.

A história de amor entre Elenilda e o Terceiro Setor começou justamente na capacitação para novos voluntários do GACC em 2013 quando se encantou pelo trabalho realizado e logo. Houve uma identificação com a missão do GACC que é humanizar o tratamento do câncer em crianças e adolescentes dentro também de um propósito social através dos projetos que essa Instituição propõe.

Nesses 12 anos de voluntariado, Elenilda Novais viu e acompanha de perto o crescimento da instituição a nível regional e nacional e expressa o desejo da construção da sede própria (que já está em andamento). Destaca a sua atuação como mais uma tentáculo na grande família GACC formada por diretores, colaboradores, voluntários, doadores, parceiros, prestadores de serviço, assistidos e família dos assistidos que nem a pandemia e pós pandemia impediu que o trabalho assistencial e afetivo.

O reconhecimento da trajetória profissional e trabalho voluntário de Elenilda Novaes já foi reconhecido em 2019 quando ela recebeu a maior honraria do Município, o ‘Título de Cidadã Aracajuana’ na Câmara Municipal de Aracaju e agora merece ser carimbada ‘Cidadã Sergipana como forma de reconhecimento, gratidão e homenagem a vida da baiana que escolheu Sergipe para viver e tem muito trabalho realizado como contribuição para a evolução do Estado.

Por Fredson Navarro/ Navarro Comunicação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • UFS sedia encontro presencial do Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil

    Iniciativa tem como objetivo qualificar a mediação pedagógica nas escolas [...]

  • Programa CNH Caminhoneiro tem prazo para a coleta biométrica prorrogado

    O Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE) informa aos [...]

  • Prefeitura realiza limpeza em lagoa de retenção da Orla de Atalaia

    A Prefeitura de Aracaju iniciou serviço preventivo de limpeza na [...]

  • Emprego assalariado traz melhor rendimento que trabalho autônomo, aponta Banco Mundial

    Projeção feita pelo Banco Mundial demonstra que empregos assalariados trazem [...]

  • Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

    A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou nesta sexta-feira (20) [...]