O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, recebeu na manhã de hoje, políticos sergipanos e representante da FAMES – Federação dos Municípios -, que denunciaram a quebra do mandamento constitucional por parte do Banese, de repassar mensalmente para os municípios 25% do ICMS arrecadado pelo Estado.

Falaram pelos municipios o líder do governo Temer no Congresso Nacional, André Moura (PSC), o senador Eduardo Amorim (PSDB), o presidente da FAMES, Marcos Acauã, e os deputados estaduais Gilmar Carvalho (sem partido), Pastor Antonio (PSC) e Georgeo Passos (PTC).

Foi entregue um relatório do Tribunal de Contas do Estado, comprovando repasse a menor durante todo o ano de 2016 e em janeiro deste ano, único mês auditado pela Corte.

O presidente do BC prometeu tomar as medidas cabíveis em relação ao Banese, para que seja garantido o repasse de 25% de ICMS mensalmente.

Ilan Goldfajn aconselhou os municípios a continuar acionando o governo do Estado na Justiça, já que o BC só tem atribuição sobre o Banese.

Participaram da reunião os prefeitos de Itabaiana, Lagarto e Tomar Geru, respectivamente, Valmir de Francisquinho (PR), Valmir Monteiro (PSC) e Pedro Balbino (Solidariedade).

 

 

odododos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Inflação desacelera em outubro; alimentos caem pelo 5º mês

    A prévia da inflação oficial de outubro ficou em 0,18%, [...]

  • Público vindo do interior sergipano elogia Vila da Criança e movimenta o turismo local

    A Vila da Criança, na Orla da Atalaia, em Aracaju, [...]

  • Ação de guardas municipais em medidas protetivas de mulheres cresce 130% em 4 anos

    Levantamento inédito do Ministério da Justiça e Segurança Pública indica [...]

  • Mês das crianças: SMTT promove tarde de alegria e distribuição de presentes para crianças do Oratório de Bebé

    A alegria tomou conta da criançada na tarde da última [...]

  • Procura por árvores de Natal e decoração cresce 15%. Ferreira Costa lança coleção “Especial de Natal” com quatro universos temáticos

    O espírito natalino está mais vivo do que nunca, refletido [...]