O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, recebeu na manhã de hoje, políticos sergipanos e representante da FAMES – Federação dos Municípios -, que denunciaram a quebra do mandamento constitucional por parte do Banese, de repassar mensalmente para os municípios 25% do ICMS arrecadado pelo Estado.

Falaram pelos municipios o líder do governo Temer no Congresso Nacional, André Moura (PSC), o senador Eduardo Amorim (PSDB), o presidente da FAMES, Marcos Acauã, e os deputados estaduais Gilmar Carvalho (sem partido), Pastor Antonio (PSC) e Georgeo Passos (PTC).

Foi entregue um relatório do Tribunal de Contas do Estado, comprovando repasse a menor durante todo o ano de 2016 e em janeiro deste ano, único mês auditado pela Corte.

O presidente do BC prometeu tomar as medidas cabíveis em relação ao Banese, para que seja garantido o repasse de 25% de ICMS mensalmente.

Ilan Goldfajn aconselhou os municípios a continuar acionando o governo do Estado na Justiça, já que o BC só tem atribuição sobre o Banese.

Participaram da reunião os prefeitos de Itabaiana, Lagarto e Tomar Geru, respectivamente, Valmir de Francisquinho (PR), Valmir Monteiro (PSC) e Pedro Balbino (Solidariedade).

 

 

odododos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Redução de filas no Cemar Aracaju melhora acesso a exames e agiliza atendimentos

    O tempo de espera para exames no Centro de Especialidades [...]

  • Última chance para estados e municípios participarem do Mais Médicos Especialistas

    Gestores estaduais e municipais têm até o dia 25 de [...]

  • Hospital Regional de Socorro realiza mais de 120 mil atendimentos em 2025 e se consolida como unidade estratégica da rede de saúde estadual

    O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro José Franco [...]

  • Lula assina MP que garante proteção de direitos para a Copa do Mundo Feminina de 2027

    O presidente Lula assinou a Medida Provisória que estabelece o regime jurídico [...]

  • Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

    As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em [...]