Na próxima segunda-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciará mais uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, que será dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio. A iniciativa contemplará todos os bairros da capital e a meta é vacinar em torno de 48 mil animais animais, o que corresponde a 80% do número estimado em Aracaju.

Neste primeiro momento, de 13 a 24 de novembro, as equipes da Saúde de Aracaju estarão em postos volantes, na Zona de Expansão, para atender tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos, como explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.

“Das 7h às 13h, os agentes irão às casas para vacinar os cães e gatos, a partir dos 3 meses de idade. Os tutores podem apresentar o cartão de vacina do animal. É muito importante que a população participe e garanta mais proteção à saúde dos seus animais”, enfatiza Marina.

Além disso, a coordenadora ressalta outras recomendações sobre cães e gatos que poderão ser vacinados. “Eles precisam estar saudáveis, que não tenham realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Para esses, a vacinação pode acontecer em outro momento, no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Capucho, que disponibiliza a vacina durante todo o ano”, explica.

A doença
De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

Em Aracaju, o último registro de infecção por raiva data de 2017. Desde então, a Saúde de Aracaju tem intensificado a cobertura vacinal e conscientização sobre a importância do imunizante.

Na última campanha antirrábica, realizada em 2022, a Prefeitura vacinou 43.422 animais, sendo 27.542 cães e 15.880 gatos.

 

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ronda Maria da Penha de Sergipe recebe quatro novas viaturas para ampliar proteção às mulheres

    A proteção às mulheres vítimas de violência em Sergipe ganhou [...]

  • Prefeita Emília Corrêa e vice-prefeito Ricardo Marques recebem presidente nacional do Cidadania em Aracaju

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, esteve reunido nesta sexta-feira [...]

  • Para combater crime organizado e ataques, Banco Central cria teto de R$ 15 mil para Pix e TED

    Após recentes eventos de ataques cibernéticos a instituições financeiras e [...]

  • Seminário realizado pelo Governo de Sergipe debate proteção a crianças e adolescentes no meio digital

    O Governo de Sergipe deu mais um passo em prol [...]

  • Industriais buscam parceiros nos EUA para tentar reverter tarifaço

    Industriais brasileiros articulam com empresários estadunidenses uma ação conjunta para [...]