Após o maior Réveillon da história de Aracaju e tendo em vista as prováveis chuvas de verão, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), realizou mutirão de limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem pluvial. O serviço, que ocorre desde o dia 1º de janeiro, foi executado com toda a frota de caminhões Ultra VacAll da empresa.
Os veículos são equipamentos de alta performance, projetados para serviços especializados de manutenção da rede de drenagem. Com tecnologia de sucção a vácuo e jateamento de alta pressão, as intervenções ocorrem com maior agilidade e segurança na execução das atividades, evitando a interdição parcial ou total das vias.
De acordo com a empresa, a remoção de sedimentos, detritos e resíduos sólidos acumulados nas redes se faz necessária devido ao grande volume de descartes e uso intensivo da infraestrutura sanitária, que pode acarretar bloqueios e transbordamentos. Além disso, esses veículos são aliados na prevenção de alagamentos, que ocorrem esporadicamente no verão.
Os serviços de desobstrução se concentraram na Atalaia, onde também foram retiradas as manilhas utilizadas no fechamento das ruas, nas intermediações da Orla. Os bairros Jardins e José Conrado de Araújo também foram alcançados pelo serviço. Dentre os dispositivos de drenagem em que foi realizada a limpeza, estão poços de visita, bocas de lobos e tubos de concreto de diversos diâmetros.
Réveillon dos Sergipanos
Além de garantir a manutenção da drenagem antes e depois da festa, a Emurb também foi responsável por viabilizar a estrutura e iluminação adequada do espaço. As equipes estiveram em campo desde o final de novembro, garantindo que sergipanos e turistas celebrassem a chegada de 2026 com segurança.
Desobstrução e limpeza de drenagem
O serviço ocorre diariamente na capital e alcança todas as zonas da cidade, com foco na manutenção preventiva da rede de drenagem e na redução de pontos de alagamento. A Prefeitura reforça a importância da colaboração da população, especialmente quanto ao descarte correto de resíduos, para garantir o pleno funcionamento do sistema e a segurança urbana.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


