A primeira sexta-feira de 2026, começou com muito trabalho para a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que realizou na Praia de Atalaia, uma blitz de educação ambiental com objetivo de conscientizar as pessoas que estavam no local, a importância do descarte correto dos resíduos produzidos e deixados na faixa de areia.
A ação foi dividida em duas equipes tendo como ponto de encontro os Arcos da Orla de Atalaia, um importante cartão-postal da cidade que recebe turistas de várias partes do mundo. Uma equipe ficou responsável pela abordagem no calçadão da Orla e a outra seguiu para faixa de areia conversando com os banhistas e frequentadores sobre a importância em manter o espaço limpo, adotando sacolas e destinando os resíduos produzidos nas lixeiras espalhadas pelo calçadão. Além disso, houve a entrega de panfletos explicativos sobre como contribuir para um ambiente limpo, saudável e sustentável.
A educadora ambiental, Isis Mirelle da Cruz Nunes, contou sobre a proposta da blitz. “Nosso foco principal é conscientizar os frequentadores, após um período de festas, sobre a importância de descartar os resíduos nos locais adequados, como as lixeiras. É fundamental que aqueles que consomem alimentos ou bebidas utilizem sacolas para transportar seus resíduos, visando preservar o espaço público. Reconhecemos que infelizmente nem todos demonstram a devida consciência, e por isso a conscientização é crucial”, disse.
Segundo a educadora ambiental, a equipe que percorreu o calçadão ficou responsável por informar sobre os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), onde materiais recicláveis e doações de roupas podem ser entregues. Já a equipe que estava na faixa de areia, focou na conscientização sobre o descarte correto de resíduos, incentivando uso das lixeiras e na ausência destas na faixa de areia, esperar para descartar o lixo nas lixeiras que estão no calçadão.
As turistas do município de Itabaianinha/SE quando abordadas pela equipe no calçadão contaram o que acharam da proposta. “Considero importante essa ação aqui na praia, pois impacta diretamente no habitat de muitos animais. Além disso, a limpeza contribui para beleza da praia, tornando-a mais agradável. Apesar da limpeza pós-réveillon, ainda há muito lixo, o que transmite a impressão de que a praia está suja. A instalação de pontos de coleta de lixo, mesmo que distantes, como a cada 500 metros ou 1 km, pode auxiliar na organização”, sugeriu Karollyne Cardoso Santos, turista de Itabaianinha/SE.
A também turista de Itabaianinha/SE, Maria Karollayne Souza Santana, sugeriu uma participação mais efetiva da população. “Gostaria de elogiar todos que contribuem efetivamente para limpeza. A iniciativa dos educadores é fundamental para conscientizar as pessoas, pois o hábito de manter a limpeza deve ser aprendido em casa. Embora a praia seja um espaço público, o descaso com o lixo é inaceitável por parte de alguns frequentadores”, pontuou.
A munícipe de São Cristóvão/SE, Maria dos Santos, veio a Aracaju aproveitar a virada de Ano na capital com a família e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Acho ótima essas ações em que a população reflete e reconhece seu papel na construção de um mundo melhor. As pessoas precisam entender que a limpeza das praias são fundamentais para o bem comum. Espero sinceramente que ao menos 50% da população mude seus hábitos e aprenda algo”, frisou.
O turista de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Ermes Alencastro Chimenes, fez um comparativo com praias da região sul do Brasil e sugeriu a implantação de espaços para descarte de lixo na extensão de areia da praia, pois, acha distante percorrer da areia da praia ao calçadão. “Acho que poderia ter lixeiras na extensão da faixa de areia. Sobre a ação de conscientização está aprovado e vejo como um momento pertinente para realização dessas atividades”, falou.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


