Com a presença de duas dirigentes do Corinthians, teve início nesta quinta-feira, dia 18, o Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paralímpicos, realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento completa nove edições em 2025, e desta vez conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). Nesta sexta-feira, as atividades práticas acontecem no campo do Parque da Sementeira, a partir das 8h30.
Este ano, o tema principal é “Mulheres no Esporte: educação, paridade e representatividade feminina na liderança”. No primeiro dia, o evento reuniu estudantes, professores de educação física e profissionais que atuam no campo esportivo. O secretário da Sejesp, Aquiles Silveira, participou dos debates na universidade e reafirmou o compromisso da gestão municipal com o esporte olímpico e paralímpico, além do futebol feminino na capital. “A participação das profissionais, representantes de um dos clubes mais vencedores do país, simboliza o esforço conjunto da Prefeitura e da UFS para promover debates contemporâneos e de alto nível sobre o desenvolvimento de atletas no cenário nacional”, destacou o secretário.
A diretora de futebol feminino do Corinthians, Iris Sesso, falou sobre a gestão administrativa no maior clube do país. Ela compartilhou experiências no clube paulista e conversou com estudantes e profissionais de educação física. “Um debate muito interessante. Agradeço a Prefeitura de Aracaju e a UFS pelo convite em contribuir com o crescimento do futebol feminino na cidade”, analisou.
A coordenadora administrativa das categorias de base do clube paulista, Rafaela Esteves, também participou das atividades na UFS. Ela falou sobre as quatro jogadoras de Sergipe que estão no Corinthians e disse que a equipe está de portas abertas para avaliar outros talentos do estado. “Foi um prazer estar aqui. Fiquei feliz conhecer a comunidade acadêmica e receber a Ayana, uma de nossas atletas durante a palestra”, salientou.
A articulação entre Prefeitura e UFS também reforça o papel da universidade na produção e disseminação do conhecimento. Para o coordenador do Programa de Interação UFS Esporte, professor Ailton Oliveira, o evento consolida essa missão. “O evento reafirma o compromisso do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos e Paralímpicos da universidade em promover o debate científico e ampliar o conhecimento sobre as práticas esportivas e seus impactos na sociedade”, afirmou.
Renisson Vieira é corintiano e bacharel em educação física. Ele considerou o debate enriquecedor para o seu futuro profissional. “Foi uma satisfação discutir gestão esportiva com duas referências no futebol feminino brasileiro. Aproveitei para tirar fotos e registrar este momento histórico”, afirmou.
Wilson Matos é treinador de uma escolinha de futebol em Nossa Senhora do Socorro. Trabalha com meninos e meninas e tem interesse de fazer testes no clube paulista. “Sergipe é um celeiro de craques e por isso estou aqui neste debate, pois quero ajudar crianças e adolescentes realizarem o sonho de jogar em um grande clube do país”, disse entusiasmo.
Amanda de Jesus Santos é mãe de Ayana de 10 anos, uma das quatro sergipanas que jogam nas categorias de base do Corinthians. A menina está de férias em Aracaju e fez questão de participar do evento na UFS. “Já conhecemos Iris e Rafaela desde o ano passado. Elas são maravilhosas e muito profissionais. Tenho certeza que os participantes estão satisfeitos com o discurso das duas”, declarou.
Nesta sexta-feira, dia 19, acontece o primeiro jogo de futebol feminino no Parque da Sementeira após a recente reinauguração. O Arena Delas é o único campo de futebol para as mulheres no Brasil e vai receber o duelo entre o time de Aracaju e a escolinha DelRey. A partida está prevista para começar as 8h30.
“Teremos ainda a participação das duas gestoras da equipe feminina do Corinthians, o maior clube do Brasil. Elas vão conhecer o campo e opinar quais os aspectos que podem fortalecer o futebol feminino em Aracaju. O jogo é aberto ao público e todos estão convidados”, acrescentou Aquiles Silveira.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


