refeitura de Aracaju dará início a mais uma importante obra de mobilidade urbana na capital sergipana: a reestruturação da avenida Tancredo Neves, a maior via em extensão da cidade, com 15 km em seus dois sentidos, atravessando dez bairros. A via passará por uma completa revitalização, com fresagem do pavimento, recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, reestruturação de passeios e ciclovias, sinalização viária e acessibilidade.
A reestruturação da avenida Tancredo Neves, que será realizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), integra o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, o maior pacote de obras já realizado pela Prefeitura de Aracaju e que conta com o financiamento de R$ 500 milhões contratado pelo município junto ao Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), o banco do Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com a realização desta obra, a gestão municipal cumpre mais um compromisso assumido junto à população e garantirá mais qualidade de vida aos aracajuanos.
De acordo com o superintendente municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, Renato Telles, por se tratar de uma das principais vias da capital, que atravessa dez bairros e recebe um fluxo intenso de veículos diariamente, é importante salientar que haverá impacto no trânsito, não apenas de Aracaju, “mas impacta também os municípios de São Cristóvão, de Nossa Senhora do Socorro, assim como impacta o Estado inteiro para quem vem aqui consumir serviços, lazer, estudos, ou quem vem a trabalho para a capital”, enfatizou.
“Então, é muito importante, neste primeiro momento, destacar que a obra vai trazer um belo benefício para nossa cidade e para o estado como um todo, mas ela vai impactar no trânsito. Por isso vamos ter retenções e um trânsito mais lento. Tudo isso foi pensado e organizado em reuniões prévias com a Emurb e com a empresa que ganhou a licitação, para realizarmos os serviços da obra por trechos, para que possamos ter um planejamento não só da obra, mas também do planejamento de trânsito”, destacou o superintendente.
Primeiro trecho
O serviço será iniciado no trecho do cruzamento das avenidas Tancredo Neves e Chanceler Osvaldo Aranha, nas imediações do viaduto da entrada da capital, sentido Leste (Terminal D.I.A), e se estenderá até o acesso ao Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite (rodoviária nova). As alças do viaduto que dão acesso às avenidas Tancredo Neves e Osvaldo Aranha, sentido Centro, ficarão temporariamente bloqueadas.
Segundo Renato Telles, todas as rotas alternativas serão avaliadas semanalmente, e a SMTT buscará as melhores soluções para reduzir os impactos no trânsito e desafogar o fluxo da avenida durante o período da obra. “Para esse primeiro trecho da obra, analisamos minuciosamente o trânsito na região e sugerimos rotas alternativas para auxiliar o deslocamento da população enquanto é realizado o serviço de reestruturação da avenida. Sabemos que toda obra traz transtornos, mas estamos trabalhando para reduzir os impactos no trânsito durante a execução desta obra, que trará benefícios importantes para a mobilidade da Tancredo Neves”, ressaltou.
Renato Telles reforçou ainda a importância dos condutores ficarem atentos às sinalizações de obra, assim como aos canais de comunicação da Prefeitura de Aracaju, onde serão informadas antecipadamente quais serão as rotas alternativas e para todos os veículos e para o transporte coletivo.
“O trecho em obra estará devidamente sinalizado para alertar à população que aquela área está em obra e é importante os condutores reduzirem a velocidade e redobrarem a atenção ao passar por esse local. É muito importante também que a população se aproprie destas rodas alternativas e das sugestões que a SMTT e a Prefeitura estão fazendo. Foi pensado também no transporte público, que terá algumas linhas de percurso alteradas semanalmente. Tudo isso será avisado com antecedência nas redes sociais da SMTT, da Emurb e da Prefeitura”, orienta o superintendente.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, a complexidade e impacto da obra demandam medidas diferenciadas. Desse modo, haverá trabalho e movimento de máquinas pesadas durante o período noturno e finais de semana, com o objetivo de acelerar o andamento. Durante o dia, os trabalhadores estarão na avenida das 7h às 17h; durante a noite, das 20h às 5h.
“Para conseguir agilizar essa obra, como essa região que não tem muitas moradias, com exceção do Hospital de Urgências João Alves, nós vamos fazer o trabalho durante o dia todo e a noite também. É importante poder fazer isso, porque é uma região pouco habitada, diferente das avenidas Beira Mar e Hermes Fontes, que são regiões intensamente povoadas e o trabalho à noite, com fresagem, por exemplo, que faz muito barulho, iria incomodar a população. Mas, nesse trecho vamos poder fazer isso sem causar incômodos”, destaca Ferrari.
Ainda conforme o secretário, o trabalho “consiste em reestruturar três faixas de rolamento, onde em duas delas, por onde passam veículos leves, será feita a fresagem, que é a retirada de todo o asfalto antigo para colocar um novo, e na terceira faixa, onde passa um veículo mais pesado, além da fresagem, será feita a retirada também da base para colocar uma nova, dando maior resistência ao rolamento”.
Rotas alternativas
Os condutores que trafegam pela BR-235, em direção à capital, e desejarem acessar a Tancredo Neves, sentido Terminal D.IA, deverão convergir próximo à antiga concessionária Maracar, entrar na avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz e seguir pela avenida Marechal Rondon para acessar a Tancredo Neves.
Outra rota alternativa é para quem estiver na avenida Tancredo Neves, sentido Terminal D.I.A/saída da cidade, e desejar acessar o Centro Administrativo, no bairro Capucho. Os condutores entrarão à direita na avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguirão pela rua Paraguaçu, acessarão as ruas Venezuela e Argentina, retornando para a avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguindo pela avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz.
Rotas avenida Euclides Figueiredo
Mais uma rota alternativa sugerida pela SMTT é para quem estiver circulando pela avenida General Euclides Figueiredo, sentido rodoviária nova. Os condutores deverão acessar a direita na avenida Matadouro, fazer o retorno e seguir pela avenida Santa Gleide e, posteriormente, a avenida Maranhão.
Já os condutores que estiverem em Nossa Senhora do Socorro, no conjunto João Alves, com destino ao Centro da cidade, poderão trafegar pela avenida Euclides Figueiredo e seguir pela avenida João Rodrigues.
Para os moradores da zona Norte, outra opção é acessar a Euclides Figueiredo e seguir pela avenida Juscelino Kubitscheck. E quem estiver na Euclides Figueiredo e desejar acessar a avenida Maranhão, entrará na rua Jonaldo Bonfim e rua Roberto Morais, saindo na Maranhão.
Centro Administrativo
Durante o serviço no primeiro trecho da obra de reestruturação da Tancredo Neves, para sair do Centro Administrativo, no bairro Capucho, os condutores acessarão a avenida Carlos Rodrigues da Cruz e seguirão pela avenida Marechal Rondon para chegar à Tancredo Neves.
Transporte coletivo
Ainda de acordo com o superintendente Renato Telles, a SMTT estabeleceu rotas alternativas também para o transporte coletivo e os usuários do sistema deverão ficar atentos aos percursos de algumas linhas que serão alterados temporariamente, em virtude do primeiro trecho da obra na Tancredo Neves. “Os motoristas do sistema estão orientados e informados e ajudarão também a tirar as dúvidas dos passageiros durante os trajetos”, afirma.
As linhas 020 Piabeta/D.I.A; 601 – Terminal Marcos Freire/Mercado via Osvaldo Aranha; 606 – Parque São José/Centro via Osvaldo Aranha; 612 – São Carlos Mercado via Osvaldo Aranha, que circulam pela avenida Alcides Fontes em direção à Osvaldo Aranha, farão o seguinte trajeto: avenida Euclides Figueiredo, avenida Matadouro, retorno (mão inglesa), avenida Santa Gleide, avenida São Paulo, rua Nossa Senhora de Fátima, rua Mato Grosso, rua Paraíba e rua Mariano Salmeron.
Já as linhas 302 – Con.Jardins/Zona Oeste; 303 – Socorro/Zona Oeste; 305 – Parque dos Faróis/Zona Oeste; 306 – Guajará/Zona Oeste e 308 – Sobrado/Zona Oeste, que trafegam pela BR 235 em direção à Tancredo Neves com destino ao Terminal Zona Oeste, seguirão pela BR 235, Osvaldo Aranha, avenida Tiradentes, avenida Tancredo Neves, retornando em frente ao Huse e saindo na Tancredo Neves.
As linhas 032-1 – Tijuquinha/Centro 01; 032-2 – Tijuquinha/Centro 02; 050 – Campus/Hospital Universitário; 301 – Povoado Cabrita/Zona Oeste; 307 – São Cristóvão/Zona Oeste; 309 – Centro Administrativo/Zona Oeste; 311 – Rita Cacete/Zona Oeste; 312 – Pedreira/Zona Oeste e 604 – Campus Mercado, que vem do Centro Administrativo e saem na avenida Tancredo Neves com destino ao Terminal Zona Oeste, seguirão pela avenida Marechal Rondon, retornando no viaduto da Tancredo Neves, passando em frente ao Huse, saindo na Tancredo Neves.
As linhas 020 Piabeta/D.I.A; 601 – Terminal Marcos Freire/Mercado via Osvaldo Aranha; 606 – Parque São José/Centro via Osvaldo Aranha que estão na Osvaldo Aranha em direção à Nossa Senhora do Socorro, farão o seguinte percurso: avenida Osvaldo Aranha, avenida Simeão Aguiar, rua Alagoas, rua José Mário Almeida Lobão, avenida São Paulo, retornando para a avenida Maranhão.
A linha 090 – Campus/D.I.A, quando no sentido Terminal Campus/Terminal D.IA, não fará a passagem pelo Terminal Zona Oeste. A linha seguirá pela avenida Marechal Rondon, acessando diretamente à Tancredo Neves.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias