Até mesmo adversários políticos e críticos mais ferrenhos reconhecem que hoje o prefeito Marcos Santana, de São Cristóvão, é o melhor governante que já ocupou, e ainda ocupa, a Prefeitura Municipal. E isso, sem favor nenhum, diz um ex-vice-prefeito, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-vereador, hoje empresário de sucesso e longe da política.
Para comprovar essa afirmativa do título dessa matéria, basta recordar os números e dados mais significativos, os fatos passados e recentes da história política, eleitoral e administrativa da quarta cidade mais antiga do Brasil apenas nas últimas quatro décadas, para não ir tão longe. Nesse caso, vamos começar mencionando os últimos prefeitos e uma avaliação rápida de cada governo.
No início dos anos 80, São Cristóvão era governado pelo prefeito Horácio Souza Lima, cuja administração assim como as demais que se seguiram até 2016 deixaram muito a desejar e não mudaram a fisionomia da quarta cidade mais antiga do país com seu rico patrimônio histórico e cultural.
Depois dele, foi a vez de Lauro Rocha voltar ao poder eleito que foi junto com o seu vice, o ex-vereador Alberto dos Santos. Se o primeiro governo dele não foi lá essas coisas, o segundo foi marcado por quase os mesmos erros. Ou seja, a população continuou, entre outras coisas, bebendo água de péssima qualidade.
Isso para não falar em falta de infraestrutura, obras significativas e preservação do maior valor que a cidade tem até hoje: o seu Patrimônio Histórico e cultural. Horácio Souza Lima veio logo após o velho Lauro e entre um governo e outro o povo continuou amargando a falta de quase tudo.
Sai Lauro e entra Izaias Almeida para realizar mais um governo de poucas realizações e deixar seu nome no esquecimento da memória dos sancristovenses, a ponto de nunca mais se eleger para nada, mas apenas ajudar a colocar na Câmara Municipal o filho Michael Almeida, um obscuro vereador que também nunca mais teve coragem nem de concorrer a nada após seus mandatos.
Na década de noventa assume o governo Armando Batalha e durante oito anos, já que foi reeleito, realiza obras de todo tipo e deixo o cargo como um dos homens mais ricos do município e considerado por muitos como corrupto, além de responder a uma tonelada de processos que lhe deu muita dor de cabeça para se livrar.
Em seguida foi a vez de Zezinho do Everest, que na eleição anterior quase desbanca Armando Batalha quando ele tentava a reeleição. Batalha venceu pela segunda vez e Zezinho não termina seu mandato acusado de usar o poder da máquina pública para eleger o irmão Wanderley Correia deputado estadual, uma prática que até hoje predomina em várias administrações em Sergipe e no Brasil.
Oi um governo também marcado por denúncias de toda ordem, contra ele e contra os que o sucederam por exigência legal, como foram os casos dos prefeitos-tampões Alex Rocha e Carlos Umbaubá, este último cassado pela Câmara Municipal e afastado do poder.
Em 2012, a ex-vereadora cassada de Aracaju e, na época, esposa do ex-prefeito Armando Batalha, vence as eleições com exatos 16.466 votos contra os adversários Professor Wanderlê (10.231 votos), Bispo do Gesso (3.076 votos), Carlos Vilão (6.063 votos), Betinho (2.866 votos) e, em último lugar com 651 votos, o professor Luiz Aberto, do PSOL.
Se os dois governos do então marido Armando Batalha tinham sido considerados um desastre em vários aspectos, o da sua mulher não ficou para trás. Pelo menos ele conseguiu terminar os dois governos, enquanto que ela renunciou por conta de denúncias de todo tipo, em especial como o que ficou conhecido como “o escândalo da merenda escolar”.
Um escândalo que virou notícia nacional por conta da reportagem investigativa divulgada na rede SBT no programa de grande audiência apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini, o conhecido “Conexão Repórter”. A população do município considerou um vexame e vergonha para a quarta cidade mais antiga do país.
Depois de todos esses governos que, num período de 40 anos, não mudou em quase nada o perfil econômico de São Cristóvão e, muito menos, melhorou a qualidade de vida da grande maioria da população que vive numa cidade inchada e cheia de desafios, cujo prefeito atual, o economista Marcos Santana, vem procurado resolver mesmo diante das dificuldades.
Há quem diga que ele não fez um primeiro governo primoroso e parecia que o segundo seguiria o mesmo caminho na opinião dessas pessoas. Mas, o que se tem observado nos dias de hoje, depois de cinco anos e três meses do seu governo, Marcos Santana vem mudando o perfil da cidade e atendendo a maioria das reivindicações que a cidade e o povo tanto pediam.
SÃO CRISTÓVÃO HOJE – Para passar à opinião pública e, de modo especial ao povo de São Cristóvão, vamos destacar, de forma concreta, o que foi realizado, nesse período do governo Marcos Santana e o que parte da população pensa a esse respeito.
O fato concreto é que, a um ano e três meses do seu segundo governo, o prefeito Marcos Santana tem realizado obras, ações e implantado programas e projetos que estão contribuindo diretamente para mudar o perfil econômico e social do município, num processo que começou desde o primeiro mês de sua primeira gestão, exatamente em janeiro de 2017.
Os primeiros 48 meses foram quase que exclusivamente para vencer desafios e desmantelos deixados pelas administrações anteriores, com destaque para o da sua antecessora que, como já dissemos, foi marcada por denúncias de corrupção e má aplicação do dinheiro público. Isso exigiu ajustes e medidas duras e que desagradaram a população e até mesmo algumas categorias de servidores municipais, como os professores, por exemplo.
Passado o primeiro governo e empossado para mais quatro anos à frente do executivo municipal, Marcos Santana está realizando nesse pouco mais de um ano do seu segundo mandato e, como já dissemos, uma série de obras, ações e implantado programas e projetos importantes para melhorar a vida da população e colocar o município num patamar de destaque no cenário estadual.
Para não nos alongarmos mais, vamos tomar emprestado algumas palavras colocadas em um Informativo publicado há pouco tempo onde o prefeito Marcos Santana diz que “venceu um ano de superação, de barreiras e colocamos a caravana do desenvolvimento para rodar em todo município”.
Senão vejamos: pavimentação em asfalto e granizo em dezenas de ruas, com a colaboração de parlamentares construiu praças em bairros como o Roza Else e Lourival Batista, além de outras cinco que estão em construção. E não fica só por aí.
Marcos Santana diz que se preocupou em “cuidar das pessoas”. Para isso, entregou o Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão, duas Unidades Básicas de Saúde no Madre Paulina e na Colônia Miranda e duas Academias de Saúde. Na Educação, destaca que foi entregue quatro escolas requalificadas e climatizadas. Diz orgulhoso que entregou a primeira escola sustentável do município no povoado Pedreiras.
A mesma localidade está sendo beneficiada com a pavimentação da Rodovia Paraíso das Águas, um sonho dos moradores do povoado, turistas e toda a população de São Cristóvão, abrindo assim e de forma definitiva, como ele diz “o caminho até os encantos do rio Paramopama e das ilhas em seu entorno”.
Destaque também para a tão reclamada requalificação do Cristo e da Bica dos Pintos, sem esquecer a entrega da Casa da Costura D. Zil, a Casa dos Saberes e Fazeres, a Casa das Culturas Populares e o Ponto de Informações Turísticas, além da implantação do tão esperado Distrito Industrial com o início das obras de uma fabricada poderosa Indústrias Maratá.
DEPOIMENTOS E AGRADECIMENTOS – A professora Izaura Pacheco agrade ao prefeito Marcos Santana pelo serviço de pavimentação granítica no bairro Madre Paulina dizendo: “Todo benefício que a prefeitura faz nas ruas do bairro se estende para nós, os moradores. Com as ruas calçadas os imóveis são valorizados e eu tenho mais possiblidades de conseguir e manter os inquilinos”.
Já o pescador aposentado José Américo Santos foi taxativo ao agradecer a obra de pavimentação da Rodovia Paraíso das Águas no Povoado Pedreira. E declara: A gente sente que a comunidade está recebendo os serviços e que os terrenos estão se valorizando. Antes ninguém queria vir aqui porque tinha muitos buracos e com a chuva tudo virava lama”.
A dona de casa Maria Pureza agradeceu pelo abastecimento de água no loteamento Lauro Rocha, enquanto que a comerciante Rosângela Maria Pinto da Silva agradece pela reforma da Bica dos Pintos. O mesmo fez o diarista Leandro Santos que agradeceu ao prefeito Marcos Santana pela revitalização do Cristo Redentor no bairro Romualdo Prado.
Marcos Santana faz questão de dizer que isso “é apenas o começo” de um novo governo que tem se pautado pela seriedade, pela competência e, sobretudo, pelo zelo com o dinheiro público e aplicação correta dos recursos que possam levar bem estar à população e desenvolvimento pleno ao município. “Vamos resgatar a tradição, a autoestima do nosso povo e colocar São Cristóvão no lugar que ela merece por sua importância histórica, cultural e econômica para Sergipe”, finaliza.