Com pouco mais de R$ 20 milhões empenhados, a Prefeitura de Cumbe, no Médio Sertão Sergipano, deve bater recorde em despesa pública. Os números representam quase o dobro da média dos valores gastos em 2021 e 2022. O município de Cumbe, com 3.824 habitantes, é administrado pelo prefeito Florivaldo José Vieira, o Louro de Vieira (PSD).

De acordo com o portal da transparência da Prefeitura de Cumbe, o Município apresentou uma despesa de R$ R$11.140.944,88, em 2021. Em 2022, a despesa foi equivalente a R$14.887.800,20. Até 13 de novembro de 2023, foram empenhados R$ 20.084.193,18. Destes valores empenhados, a Prefeitura pagou R$ 13.814.049,29. O Município estima receber R$25.500.000,00 em receitas no ano de 2023. Até o momento, Cumbe recebeu R$18.931.765,16.

De acordo com a Controladoria-Geral da União, despesa pública é a aplicação do dinheiro arrecadado por meio de impostos ou outras fontes para custear os serviços públicos prestados à sociedade ou para a realização de investimentos. Para executar o pagamento das despesas previstas no orçamento público, deve-se cumprir algumas exigências legais, tais como o empenho e a liquidação.

A Prefeitura de Cumbe foi abordada sobre o motivo que levou a quase dobrar o empenho das despesas, mas o Município preferiu não responder ao questionamento.

 

Por Keizer Santos

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rua São João recebe ainda mais visitantes durante nova edição da Segundona do Turista

    Em mais uma edição da Segundona do Turista, a tradicional [...]

  • Prefeitura fortalece assistência oftalmológica com nova clínica do Projeto Novo Olhar

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Governo do Brasil destina 80 imóveis para produção de 11 mil moradias populares no país

    Com a publicação da portaria MCID 698 no Diário Oficial da União, [...]

  • TV Alese celebra 22 anos fortalecendo a comunicação pública e a transparência

    A TV Alese, canal 5.2, comemora, nesta segunda-feira (22), 22 [...]

  • Governo de Sergipe entrega primeira etapa de revitalização do Centro de Criatividade

    O governador Fábio Mitidieri entregou, na noite desta segunda-feira, 22, [...]