Entre janeiro e outubro deste ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), recapeou 175 logradouros, entre ruas, travessas e avenidas. O número representa um esforço de recomposição da malha viária, que foi fortalecido com o lançamento do RecapeAju, novo programa de recapeamento asfáltico que busca renovar as ruas da capital sergipana, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para a população.

O levantamento do setor operacional da Emurb lista as localizações alcançadas e revela foco em áreas com forte demanda e tráfego, mas também mostra onde o problema era mais antigo e mais crônico, como ocorre nos bairros Industrial, São Conrado, Luzia, Centro e Olaria. Em novembro, a operação se intensifica no conjunto Orlando Dantas, onde mais de 40 ruas serão beneficiadas.

De acordo com o diretor de Operações, Diego Carvalho, o quantitativo será ainda maior até o final do ano. “Nos três primeiros meses do ano nós estávamos ajustando a casa, colocando a Usina para funcionar, ajustando licitações e compra de materiais. O trabalho tem sido intensificado a cada dia, para atender as regiões que mais precisam. Paralelo a isso, também estamos realizando a operação tapa-buraco, para garantir que a malha viária esteja em condições adequadas em todos os locais”, afirmou.

O recapeamento é elogiado pelos comerciantes. Everaldo da Silva, vendedor ambulante que atua na região central de Aracaju, diz que o recapeamento valoriza a região e fortalece o comércio. “Depois que o serviço foi concluído melhorou 100%. Aqui tinha uma poeira, por conta dos buracos, mas agora não tem mais. Prejudicava nosso trabalho e nossa saúde. O movimento melhorou muito aqui, porque agora o local está acessível”, declarou.

RecapeAju: momento de intensificação

Lançado formalmente em outubro, o Programa RecapeAju veio para intensificar e dar planejamento ao ritmo já iniciado ao longo do ano. Enquanto os serviços foram executados desde janeiro por frentes da Emurb, o RecapeAju atua como marco de organização, com prioridades definidas bairro a bairro, logística de trânsito e opção por trabalhos noturnos em trechos de maior fluxo.

Para isso, o trabalho noturno também se tornou realidade, e é motivo de admiração da população. Francisco Santos, que circula muito pelo Centro, ficou encantado com a agilidade do serviço. “Aracaju estava precisando. Aqui na região central circula bastante veículo, mas eu não imaginava que seria feito tão rápido. Passei um dia a noite e tinha equipe trabalhando, para mim já foi uma surpresa. No dia seguinte, cheguei e vi a evolução. É um serviço de primeiro mundo”, disse. Aracaju começou a virar a página da degradação viária.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fanese firma convênio com Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

    A Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe (Fanese) [...]

  • Sergipe registra mês de outubro com menor número de homicídios desde 2007

    Sergipe registrou o mês de outubro com o menor número [...]

  • Prefeitura de Aracaju recapeou 175 logradouros em 10 meses

    Entre janeiro e outubro deste ano, a Prefeitura de Aracaju, [...]

  • Bloco da Prevenção levará informação e alegria ao Pré-Caju 2025

    Com o objetivo de promover a prevenção das Infecções Sexualmente [...]

  • UFS é reconhecida com quatro Selos ODS Sergipe 2025 por iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável

    Além do reconhecimento pelo Programa Pibiti, a Universidade Federal de [...]