A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou nesta quarta-feira, 12, uma visita técnica ao Parque Ecológico Tramandaí, localizado no bairro Jardins, zona sul da capital, com o objetivo de avaliar o estado de degradação do local e estudar soluções para sua revitalização. Durante a vistoria, foi identificado que o mangue está sofrendo uma forte agressão ambiental devido ao despejo irregular de esgoto e descarte de lixo.

O vice-prefeito de Aracaju e secretário de Comunicação, Ricardo Marques, acompanhou a visita e destacou a importância do Tramandaí para a identidade do município. “A nossa gestão, sob a liderança da prefeita Emília Corrêa, enxerga o Tramandaí como parte fundamental da história de Aracaju. Como vereador, recebi inúmeras solicitações sobre o estado do parque, que está praticamente abandonado e morrendo aos poucos. Queremos devolver a vida ao Tramandaí e torná-lo novamente um ponto de visitação para a população”, afirmou.

A secretária do Meio Ambiente, Emília Golzio, reforçou a visão da administração municipal sobre o futuro do parque. “Estamos realizando uma avaliação técnica para a proposição de projetos de revitalização. A nossa ideia é transformar o Parque do Tramandaí em um verdadeiro museu vivo, onde a população possa aprender sobre o funcionamento dos manguezais, conhecer espécies nativas e entender os ciclos das marés, tudo isso dentro do espaço. Queremos que o Tramandaí seja reconhecido como um símbolo da nossa história natural”, explicou.

Apesar de a grave contaminação por efluentes domésticos, a área ainda abriga algumas espécies de crustáceos e aves. “A visita realizada hoje foi apenas uma ação preliminar, que será seguida por outras vistorias e um trabalho conjunto entre outros órgãos envolvidos”, concluiu a secretária Emília.

Fonte, Ascom Sema

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • A Arte de Viajar com Exclusividade: Como a Agência de Viagem Tarjet e o Selo Premium Estão Redefinindo o Turismo de Luxo no Brasil

    No mercado de turismo de alto padrão, viajar deixou de [...]

  • Morre, aos 83 anos, o jornalista Renato Machado

    Morreu nesta quinta-feira (16) o jornalista Renato Machado, aos 83 [...]

  • Audiência discute instalação de galpão para catadores de recicláveis na Barra dos Coqueiros

    Trabalhadores enfrentam dificuldades por não terem um espaço para o [...]

  • Unit oferta cerca de 300 vagas para a seleção do 2º semestre

    Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do segundo [...]

  • Seplog promove mais uma capacitação sobre licitações e contratos para servidores de todas as pastas

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Escola de Governo [...]